Significado de Aquiles

O que é Aquiles:

Aquiles foi um grande guerreiro da mitologia grega, personagem da "Guerra de Tróia", narrada pelo poeta épico grego Homero, no clássico da literatura universal "Ilíada”, no século IX a.C.

Aquiles era filho de Peleu e de Tétis e para que ele se tornasse imortal, sua mãe mergulhou-o no rio Estipe, segurando-o pelos calcanhares, que assim se tornou a única parte vulnerável de seu corpo.

A Ilíada de Homero narra os feitos de Aquiles, na Guerra de Troia, para resgatar Helena, filha de Píndaro, rei de Esparta, uma mulher incrivelmente bela, invejada pelas próprias deusas do Olimpo. Monarcas e príncipes vinham visitá-la e nunca saiam sem a terem pedido em casamento. Helena optou por Menelau, que pouco tempo depois, com a morte de Píndaro, tornou-se o rei de Esparta.

Durante a ausência de Menelau, o príncipe de Troia, Páris, filho do rei Príamo, visitou a corte espartana e apaixonou-se perdidamente por Helena. Resolveu raptá-la, e assim forneceu o principal motivo para a “Guerra de Troia”.

Uma poderosa expedição, na qual figuram guerreiros, heróis e semideuses como Aquiles e Ulisses, sob a proteção dos deuses, jura conquistar o palácio de Príamo e atravessa o mar Egeu, porque Tróia estava localizada na península hoje ocupada pela Turquia.

Depois de muitos anos de luta e bravuras na frente das batalhas, Aquiles foi atingido por uma flecha envenenada arremessada por Páris, que atingiu justamente o seu calcanhar, que segundo a mitologia era sua parte vulnerável.

A expressão popular “calcanhar de Aquiles” é usada hoje para representar o ponto fraco e vulnerável de algo ou de alguém.

Data de atualização: 23/01/2015.