Significado de Arte rupestre

O que é Arte rupestre:

Arte rupestreArte rupestre é o conjunto das representações gráficas (desenhos e pinturas, principalmente) feitas pelos seres humanos pré-históricos nas rochas. Estima-se que os mais antigos registros da arte rupestre datem de 40 mil anos a.C, durante o período Paleolítico Superior.

Existe uma grande polêmica sobre o uso do termo "arte" para se referir aos desenhos feitos pelos humanos durante a Pré-História, pois muitos especialistas questionam se a natureza das pinturas daquela época teriam a intenção artística.

A arte rupestre é dividida em dois grupos: as pinturas rupestres, quando é utilizado pigmentos; e as gravuras rupestres, que consistem nas figuras que eram gravadas nas rochas através de incisões. 

Saiba mais sobre o significado da Arte.

É inquestionável, no entanto, a importância que a arte rupestre tem nos dias de hoje para que os pesquisadores e arqueólogos possam determinar o estilo de vida dos grupos de seres humanos daquela época.

Na pintura rupestre é predominante a representação de figuras humanas e de alguns animais, principalmente em situações cotidianas, como a caça, a refeição, o acasalamento, e etc. 

Uma das teorias que justifica o motivo dos seres humanos pré-históricos de fazerem estes desenhos é a de que eles acreditavam no "poder das imagens". Assim, a retratação de certas situações (como a caça, por exemplo) serviria para que tivessem êxito em suas futuras caças.

Acredita-se que os humanos rupestres (que fazem desenhos nas rochas) usavam como materiais sangue de animais, restos de carvão, plantas, terra colorida e argila com saliva para criar os pigmentos das pinturas. Além das rochas, também era comum o registro de desenhos em ossos e madeiras. 

Alguns pesquisadores acreditam que o controle e uso do fogo pelo homem foi essencial para que a arte rupestre surgisse, pois os seres humanos passaram a ter uma maior comodidade e segurança, dando espaço para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e criativas. 

Mundialmente, os principais países com sítios de arte rupestre são a França, a Espanha, a Itália, Portugal e Alemanha.

Características da arte rupestre

  • Pinturas registravam cenas do cotidiano dos humanos pré-históricos;
  • Figuras humanas e de animais eram predominantes;
  • Eram retratadas cenas de caça, danças, rituais, alimentação, atos sexuais, nascimento e morte de pessoas, etc;
  • Os desenhos eram feitos nas rochas, principalmente nas paredes e tetos das cavernas;
  • Uso de sangue de animais, plantas esmagadas, terra colorida, argila e saliva como materiais para fazer as pinturas rupestres.

Arte rupestre brasileira

Assim como na Europa, as pinturas rupestres encontradas no Brasil também representam cenas consideradas típicas do cotidiano dos humanos daquela época, como a caça de animais, atos sexuais, entre outros.

Atualmente, existem vários sítios arqueológicos com pinturas rupestres no Brasil. Entre os mais populares estão: Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí); Parque Nacional Sete Cidades (Piauí); Cariris Velhos (Paraíba); Rondonópolis (Mato Grosso); Lagoa Santa (Minas Gerais); e Peruaçu (Minas Gerais).

O significado de Arte rupestre está na categoria: Arte