Significado de Arqueologia

O que é Arqueologia:

Arqueologia é o estudo das sociedades humanas antigas através dos vestígios materiais encontrados pelos arqueólogos. Com a arqueologia, o ser humano consegue aprender sobre a cultura e costumes dos seus antepassados.

Os arqueólogos, pesquisadores que estudam a ciência da arqueologia, são responsáveis por identificar, estudar e pesquisar por objetos que pertenceram aos povos antigos, ajudando a compreender a estrutura sociocultural das sociedades primitivas e o processo de evolução e transformação dos grupos sociais ao longo dos anos.

As informações arqueológicasobtidas pelos pesquisadores podem ser extraídas a partir de qualquer tipo de material construído (ou destruído) pelo ser humano, como vasos, pinturas, utensílios de cozinha, ferramentas, armas e etc.

Etimologicamente, a palavra "arqueologia" surgiu da junção de dois termos gregos: archaios, que significa "passado" ou "antigo"; e logos, que quer dizer "ciência" ou "estudo"; assim sendo, arqueologia significa "ciência que estuda o passado" ou "ciência que estuda o antigo".

Os objetos antigos são encontrados principalmente através de escavações, nos chamados "sítios arqueológicos".

Para exercer a profissão de arqueólogo, a pessoa deve concluir o curso de ensino superior em arqueologia.

Veja também o significado de Antropologia.

Arqueologia e Paleontologia

Muitas pessoas confundem a arqueologia com a paleontologia.

A arqueologia se limita em procurar, identificar e estudar objetos feitos pelos seres humanos na antiguidade, com o objetivo de aprender um pouco sobre os costumes e tradições das sociedades primitivas.

A paleontologia, por sua vez, estuda a fauna e a flora fossilizada, com o objetivo de conhecer as variedades de espécies de animais e plantas que habitavam a Terra há milhares ou milhões de anos.

Os b são os pesquisadores que estudam os dinossauros e outros animais que já foram extintos.

Saiba mais sobre o significado da Paleontologia.

Data de atualização: 24/03/2017.