Significado de Avaliação

O que é Avaliação:

Avaliação é o substantivo feminino que significa ato de avaliar, ou remete para o efeito essa avaliação. Pode ser sinônimo de estimativa ou apreciação.

Uma avaliação pode ser a estimativa do valor de alguma coisa ou de algum trabalho.  No mercado imobiliário, por exemplo, uma avaliação é feita por um avaliador e consiste no valor comercial de uma propriedade.

A avaliação de empresas é uma atividade relacionada com a contabilidade que consiste na apreciação da situação econômica de uma empresa ou instituição. Ainda no contexto de uma organização ou instituição, a avaliação de desempenho é uma apreciação do comportamento de um trabalhador dentro de uma empresa. A avaliação de desempenho é efetuada tendo em conta as expectativas estabelecidas pelos responsáveis da empresa e os resultados reais alcançados pelo trabalhador.

Avaliação escolar

No âmbito da pedagogia, a avaliação escolar é um processo sistematizado de registro e apreciação dos resultados obtidos em relação metas educativas estabelecidas previamente.

A avaliação de aprendizagem é mais frequente no caso dos alunos, e é feita através de provas escritas, orais, testes, participação nas aulas, etc. Vários autores consideraram o método de avaliação através de testes e provas subjetivo e artificial, que nem sempre consegue avaliar o que a capacidade do aluno e o que ele realmente sabe. Por esse motivo, muitas escolas usam o sistema de avaliação contínua, onde as sequências de aprendizagem são acompanhadas de forma eficaz, possibilitando ao aluno constatar a sua evolução e controlar a sua aprendizagem.

A avaliação pode também ser feita em relação aos professores, às escolas ou ao programa de ensino.

Data de atualização: 13/12/2013.