Significado de Cafuzo

O que é Cafuzo:

Cafuzo é a denominação dada no Brasil para os indivíduos gerados a partir da miscigenação entre índios e negros africanos.

Normalmente, os cafuzos são caracterizados pela pigmentação da pele escura, quase negra, os lábios grossos e carnudos e cabelos lisos.

Existem outras variações do nome cafuzo, que foram criadas durante a colonização do Brasil e empregada ainda hoje em algumas regiões do país, como caburé, cafuz, carafuz, carafuzo, taioca, cafuçu e cariboca.

Atualmente no Brasil, os cafuzos estão mais concentrados em regiões que tiveram maior influência da população indígena e dos negros, como os estados do Maranhão e da Bahia, além de algumas regiões do Pará e Amapá.

Etimologicamente, existem divergências sobre como teria se originado o termo "cafuzo". Alguns etimólogos acreditam que tenha surgido a partir do quimbundo kufunzaka, que significa "desbotar". Outros pesquisadores dizem que provavelmente a origem venha do bantu nkaalafunzu, que quer dizer "mestiço". No entanto, não há dúvidas na natureza africana do nome.

Os cafuzos representam cerca de 3% da população, espalhados por alguns países da América Central e noroeste da América Latina, como a Colômbia, Venezuela e Guianas. Na região Amazônica e em alguns estados do nordeste e centro-oeste do Brasil, também são facilmente localizados.

Ver também: significado de pardo.

Cafuzo, Mulato e Mameluco

No período da colonização do Brasil, o homem branco estava no topo da cadeia hierárquica, sendo considerado superior aos indivíduos de pele mais escura. Porém, com a intensa miscigenação entre as várias etnias (brancos, negros e indígenas, principalmente), nasceu a necessidade de classificar as pessoas em "sub-etnias", com a finalidade de ordená-las socialmente. Por exemplo, quanto mais aspecto ou características físicas um mestiço tivesse da etnia caucasiana (os brancos), mais privilégios recebia perante a sociedade.

As principais "sub-etnias" que surgiram no Brasil foram:

  • Cafuzos: a miscigenação a partir dos índios com os negros africanos;
  • Mulatos: o resultado da mistura entre os brancos europeus e negros africanos, na época do Brasil Colonial;
  • Mamelucos: mistura de indivíduos brancos com índios.

Ver também: significado de miscigenação.

Data de atualização: 15/05/2017.