Significado de Calefação

O que é uma Calefação:

Calefação é um sistema de aquecimento utilizado principalmente em residências e outros ambientes fechados.

Este método é comum em regiões onde há a predominância de climas temperados, principalmente durante as estações climáticas mais frias, como o outono e o inverno.

Nos estudos da termodinâmica, a calefação é o nome popular dado ao processo físico conhecido por Efeito de Leidenfrost, onde um líquido é evaporado em temperaturas muito superiores aos da ebulição. Neste caso, o líquido é evaporado rapidamente e de modo agressivo, quase que instantaneamente.

Existem duas principais leis que regem o processo de calefação, de acordo com a Física.

A primeira lei diz que durante a calefação não há um contato direto entre o líquido e a superfície superaquecida, pois a intensa temperatura forma uma espécie de “colchão de vapor” sob as gotículas do líquido.

Já a segunda lei determina que a temperatura do líquido que sobre calefação é inferior ao do líquido exposto ao processo de ebulição. Esta lei se explica pelo fato do líquido não ter tempo de absorver demasiado calor da superfície antes de ser evaporado.

Evaporação, calefação e ebulição

Assim como a calefação, ainda existem outros dois processos de vaporização, conforme determina a termodinâmica: a evaporação e a ebulição.

A principal diferença entre os processos está na velocidade em que o estado líquido passa para o estado gasoso.

A evaporação é o processo mais lento, normalmente acontece de modo natural (quando uma poça de água é evaporada pelo sol, por exemplo).

Saiba mais sobre o significado de Evaporação.

Já a ebulição é mais rápida que a evaporação. Costuma ocorrer quando a temperatura de determinada superfície atinge a média de ebulição (100 graus Celsius no caso da água, por exemplo).

A calefação, como dito, ocorre quando a temperatura é muito superior ao da ebulição e é o processo mais rápido de vaporização.

Data de atualização: 26/04/2016.