Significado de Sublimação

O que é Sublimação:

Sublimação é um fenômeno físico-químico que consiste na passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa, sem passar pelo estado líquido.

Alguns dos exemplos mais comuns de sublimação são a naftalina, iodo e gelo seco.

Quando submetido a temperaturas altas, o iodo passa do estado sólido diretamente para o estado gasoso. Depois, se o vapor de iodo é arrefecido, ele se transforma diretamente em cristais, sem passar pelo estado líquido. Outra substância que sublima à temperatura atmosférica normal é o ácido benzoico.

Alguns químicos indicam que o processo de passagem do estado gasoso para o estado sólido é a sublimação inversa. No entanto, outros indicam que o conceito sublimação descreve as duas passagens.

Em sentido figurado, sublimação pode ser sinônimo de exaltação, purificação ou engrandecimento. Também pode representar a transformação de sentimentos inferiores ou instintos básicos em sentimentos ou instintos superiores ou sublimes.

Sublimação na Psicologia e Psicanálise

Na psicologia e psicanálise, sublimação foi um termo introduzido por Sigmund Freud que designa um mecanismo de defesa do "eu", em que determinados impulsos inconscientes são integrados na personalidade e cuminam em atitudes com valor social positivo.

A sublimação é um processo em que a energia ou impulso sexual, ou seja, a energia da libido é direcionada para atividades aceitáveis. É por isso muito importante para na adaptação de um indivíduo no seu meio envolvente, porque possibilita o seu enquadramento social, sem comprometer o seu desenvolvimento pessoal.

Um exemplo de sublimação pode ser um lutador de boxe, por exemplo, que direciona a sua agressividade para o esporte, uma vez que dentro do ringue essa manifestação é socialmente aceitável. Um pintor, por exemplo, pode direcionar as suas frustrações para criar uma obra de arte, uma atitude igualmente aceite pela sociedade.

Sublimação em tecido

A sublimação também é um processo bastante popular na confecção de algumas roupas.

A sublimação em tecido consiste em um método em que a tinta que está contida em um papel sublimático é transferida para um tecido sintético. Essa transferência é causada pela aplicação de pressão e calor, que causam a sublimação da tinta, tingindo o tecido em questão.

O significado de Sublimação está na categoria: Geral