Significado de Cognoscente

O que é Cognoscente:

Cognoscente é um adjetivo que qualifica a pessoa que busca ou toma o conhecimento sobre algo, também utilizado para se referir ao indivíduo que tem a capacidade de conhecer e assimilar o saber.

O chamado sujeito cognoscente é o oposto do sujeito ignorante, que por sua vez se ausenta da vontade de conhecer, saber e assimilar novas informações. A pessoa cognoscente é dotada de cognição, ou seja, a capacidade de adquirir e processar o conhecimento.

Nos estudos da psicopedagogia, o ser cognoscente é a pessoa a ser submetida ao acompanhamento psicopedagógico, ajudando-a a construir ou fortalecer a autonomia de adquirir conhecimentos e confiar na sua própria capacidade de pensar.

A etimologia de cognoscente está no latim cognoscere, que significa “aprender sobre” ou “saber sobre”, formado a partir da palavra latina gnoscere, que quer dizer literalmente “conhecer” ou “saber”.

Os principais sinônimos de cognoscente são: cognitivo e cognoscitivo.

Saiba mais sobre o significado de cognitivo.

Cognoscente e Cognoscível

São duas partes imprescindíveis e inseparáveis no processo de conhecimento. O cognoscente é o ser pensante, a pessoa que tem a capacidade cognitiva para aprender, saber e conhecer algo ou alguma coisa.

Por outro lado, o cognoscível consiste no conhecimento em si, ou seja, a coisa que é passível de ser conhecida pelo sujeito cognoscente.

O significado de Cognoscente está na categoria: Língua Portuguesa