Significado de Cosmologia

O que é Cosmologia:

Cosmologia é o ramo da astronomia que se foca em estudar a origem, a evolução, a composição e a estrutura do Universo. O objetivo é tentar compreender questões científicas e filosóficas dos seres humanos sobre o Universo como um todo.

Desde os primórdios da humanidade os humanos buscam respostas para questões básicas sobre a vida e o universo. Qual a composição, o tamanho e o que existia antes do surgimento do universo? Essas são algumas das perguntas que a cosmologia se dispõe a tentar responder. 

Inicialmente, a cosmologia surgiu como parte da filosofia, justamente como um método de encontrar explicações para a origem e transformações da natureza a partir da lógica. Ou seja, também veio para desmistificar a ideia de que a origem do universo é derivada do poder de deuses, por exemplo. Este período ficou conhecido como Pré-socrático ou Período Cosmológico.

Existem dois principais modelos cosmológicos: o padrão e o alternativo. De acordo com a ideia padrão, o Universo tem aproximadamente 13,7 bilhões de anos e se encontra em constante expansão. O universo seria homogêneo e isotrópico (com as mesmas características nas suas diferentes direções). 

Além disso, segundo o modelo cosmológico padrão, o universo seria composto por cerca de 74% de energia escura, 22% de matéria escura, e 4% de matéria comum (gases, poeiras, estrelas e outros corpos celestes).

Veja também o significado do Big Bang.

O modelo alternativo abrange a chamada "constante cosmológica", funcionando como um conjunto de alternativas para explicar a energia escura. Essa constante foi inicialmente proposta por Albert Einstein para compreender o funcionamento de um universo que não estaria em expansão (universo estacionário).

Ao contrário da astrofísica que estuda as propriedades e estruturas dos objetos celestes, a cosmologia analisa o Universo de forma geral. No entanto, ambas as áreas da astronomia possuem vários aspectos em comum, fazendo com que haja certa confusão entre as duas ciências.

Entre alguns dos cientistas que deram uma importante contribuição para os estudos cosmológicos, destaque para: Galileu Galilei (1564 - 1642), Nicolau Copérnico (1473 - 1543), Albert Einstein (1879 - 1955), Carl Sagan (1934 - 1996), Stephen Hawking (1942 - ), entre outros.

Saiba mais sobre Astronomia.

Cosmogonia e Cosmologia

Ao contrário do pensamento cosmológico, que consiste na explicação da realidade através de conceitos e teorias, o pensamento cosmogônico é a tentativa de explicar a realidade através dos mitos

No entanto, a cosmogonia pode também abranger teorias e conceitos científicos sobre a origem do universo. A principal diferença com a cosmologia é o fato do pensamento cosmogônico aceitar também as teorias religiosas e mitológicas, enquanto que a cosmológica se resume apenas ao que é baseado na lógica e ciência.

O significado de Cosmologia está na categoria: Ciência