Significado dos Cromossomos

O que são Cromossomos:

cromossomoCromossomos são estruturas compostas de DNA que, por sua vez, carregam os genes de um ser vivo, responsáveis por definir as características físicas particulares de cada indivíduo.

Os cromossomos estão localizados no núcleo das células que compõem o ser vivo. Os seres humanos possuem 46 cromossomos, divididos em 23 pares, sendo 44 autossomos e 2 sexuais.

Os cromossomos que formam pares são chamados de homólogos e constituem as chamadas células diploides (2n).

Todas as informações genéticas de determinado indivíduo, como a cor dos cabelos, a cor dos olhos, a estrutura física, e outras características hereditárias, estão presentes no DNA da pessoa. Os cromossomos servem para armazenar todas essas informações, condensando o material genético para que caiba no interior das células.

Inicialmente, o primeiro cientista a observar os cromossomos foi o biólogo suíço Karl Wilhelm von Nägeli, em 1842. Porém, apenas com Thomas Hunt Morgan, em 1910, descobriu-se que os cromossomos são responsáveis por armazenar o material genético dos seres vivos.

Saiba mais sobre o significado do DNA.

Estrutura dos cromossomos

Os cromossomos são formados por histonas, proteínas que formam grupos que são englobados por moléculas de DNA. Estes conjuntos são chamados de nucleossomos e podem existir vários destes grupos em uma única molécula de DNA.

Obviamente, existem diferenças entre a estrutura dos cromossomos dos procariontes (as bactérias, por exemplo) e do eucariontes (os seres humanos, por exemplo).

No caso dos eucariontes, cada cromossomo possui um centrômetro (a sua região mais condensada) e, neste ponto, as cromátides-irmãs estão ligadas (os dois “braços” que formam um cromossomo).

Nas extremidades dos “braços” dos cromatídeos estão estruturas especiais chamadas de telômeros, são responsáveis por manter a estabilidade estrutural do cromossomo.

Ver também: significado da Cromatina.

Tipos de cromossomos

Os cromossomos não são todos iguais, podendo variar a sua forma de acordo com a posição do “estrangulamento” feito pelo centrômetro (ponto de ligação entre os cromatídeos).

  • Cromossomo Telocêntrico: o centrômetro está localizado na extremidade terminal do cromossomo.
  • Cromossomo Acrocêntrico: o centrômetro está afastado do centro e próximo de uma das extremidades, fazendo com que uma das duplas de “braços” que formam o cromossomo seja maior que a outra.
  • Cromossomo Submetacêntrico: quando o centrômetro está pouco afastado do meio do cromossomo.
  • Cromossomo Metacêntrico: o centrômetro está no centro do cromossomo, fazendo com que todos os seus “braços” tenham o mesmo tamanho.

Ver também: o significado dos Genes.

Síndromes cromossômicas

Uma pequena alteração na estrutura dos cromossomos, pode desencadear diversos tipos de síndromes e mutações genéticas.

Na espécie humana, por exemplo, mutações nos cromossomos podem originar distúrbios fisiológicos e biológicos, como a síndrome de Down, a síndrome de Turner, a síndrome de Edwards, a síndrome de Klinefelter, entre outras.

Descubra mais sobre o significado da Síndrome de Down.

O significado dos Cromossomos está na categoria: Ciência