Significado de Democracia participativa

O que é Democracia participativa:

Democracia participativa é um modelo de exercício de poder, onde a população participa ativamente na tomada das principais decisões políticas.

A ideia da democracia participativa (também conhecida por “democracia semidireta” ou “democracia deliberativa”) surgiu nos últimos anos do século XX, aliada a crise de alguns exemplos de democracias representativas – tidas até então como o ideal da democracia.

Saiba mais sobre o significado da Democracia representativa.

A população não sentia que os representantes escolhidos (através das eleições diretas) conseguiam abranger todas as necessidades da sociedade, principalmente de alguns grupos sociais.

Para resolver esta situação, a definição da democracia participativa está direcionada à participação e comunicação de todos os diferentes grupos e movimentos sociais que habitam uma mesma sociedade, com a inteção de terem as suas questões ouvidas e que, consequentemente, se desenvolvam ações para atender as necessidades de todos.

Mas, como ouvir toda uma população de modo justo e igualitário? Existem algumas alternativas para saber a opinião do público sobre determinado assunto, como a aplicação de referendos e plebiscitos, além da realização de audiências públicas e etc.

A democracia participativa é considerada semidireta por não desconsiderar a presença dos seus representantes eleitos através do voto direto, mas sim a ideia de estarem mais próximos do “palco político”, apresentando opiniões, questionando e levando novas discussões sobre diferentes temáticas sociais para Câmara.

Saiba mais sobre a Democracia direta e a diferença entre democracia e ditadura.

Data de atualização: 03/07/2018.