Significado da Democracia direta

O que é a Democracia direta:

Democracia direta é uma forma de governo democrático onde a população tem o direito de participar diretamente das tomadas de decisões. No entanto, este é um modelo viável para sociedades pequenas, onde é possível uma deliberação entre todos os seus membros. 

Os primeiros relatos da democracia direta são de Atenas, na Antiga Grécia, quando o sistema de governo consistia na participação popular para a tomada das principais decisões. Os cidadãos se reuniam em praça pública e, assim, discutiam e votavam em assuntos políticos e sobre os problemas da cidade.

Atualmente, com o enorme crescimento populacional das nações, fica impossível manter este tipo de modelo de democracia. Por este motivo foram surgindo outras alternativas, como a democracia representativa.

A democracia direta é o modelo mais antigo que representa a manifestação da cidadania. Porém, na Grécia Antiga, apenas homens que fossem filhos ou netos de atenienses é que eram considerados cidadãos. Mulheres, negros, mestiços, por exemplo, não tinham o privilégio de participar das decisões da cidade.

Veja mais sobre o significado de Cidadania.

Democracia direta e indireta

Na democracia direta, também conhecida como democracia participativa, os cidadãos debatem e votam diretamente sobre as principais questões de seu interesse, sem a necessidade de haver intermediários. 

Atualmente, o modelo mais próximo da democracia direta de outrora é o modelo adotado na Suíça: democracia semidireta. Neste regime, existe a combinação entre a representação política com características da democracia direta pelo povo suíço.

Na democracia indireta (ou democracia representativa), os cidadãos devem escolher representantes políticos através de eleições. Assim, os indivíduos eleitos passam a ser responsáveis por representar, em tese, os interesses do povo na tomada das decisões de âmbito público.

Saiba mais sobre a Democracia representativa e Democracia participativa.

Mesmo em governos representativos existem algumas ferramentas usadas que remetem à democracia direta, como é o caso dos referendos e plebiscitos. Este último consiste numa espécie de manifestação popular expressa através de votos, que ocorre quando há algum assunto de interesse político ou social. 

Saiba mais sobre a Democracia.

O significado da Democracia direta está na categoria: Geral