Significado de Diligência

O que é Diligência:

Diligência significa ter cuidado, atenção ou dedicação para realizar uma tarefa. Também pode significar a agilidade, planejamento ou rapidez de uma pessoa para fazer alguma atividade.

No campo do estudo de ética e filosofia a diligência é considerada uma virtude de perseguir objetivos e zelar por ter bons princípios.

Exemplo: Ela costuma trabalhar com muita diligência.

É um substantivo feminino originado do latim diligentia. São sinônimos da palavra: cuidado, dedicação, zelo, atenção, agilidade, providência, averiguação e deliberação.

Os antônimos mais comuns podem ser: desleixo, desatenção, negligência, imprevidência e lentidão.

O termo também tem o significado de uma atividade de serviço militar que é executada fora do ambiente do quartel.

Antigamente diligência era o nome dado a uma carruagem puxada por cavalos. Esse tipo de veículo era usado para transportar pessoas e bagagens.

Diligência no Direito

No campo do Direito o termo diligência tem um significado amplo de uma demanda ou providência que precisa ser tomada ou de uma determinação que deve ser cumprida. É chamada de diligência judicial.

São exemplos de diligências judiciais: a entrega de citação de um processo judicial, a coleta de uma prova ou uma diligência policial (ato de investigação).

O oficial de justiça é o profissional que faz diligências fora dos cartórios para cumprir as ordens dadas pelos juízes nos processos.

O princípio da diligência é o empenho dos profissionais do direito na solução rápida e eficiente dos conflitos. O mesmo princípio também se refere ao cuidado que os profissionais da área devem ter para garantir que seu aprendizado e atualização sejam constantes.

Saiba mais sobre o significado de presteza e eficácia.

O significado de Diligência está nas categorias: Direito, Língua Portuguesa