O que é uma Diligência
Diligência significa ter cuidado, atenção ou dedicação para realizar uma tarefa. Também pode significar a agilidade, planejamento ou rapidez de uma pessoa para fazer alguma atividade.
No campo do estudo de ética e filosofia a diligência é considerada uma virtude de perseguir objetivos e zelar por ter bons princípios.
Exemplo: Ela costuma trabalhar com muita diligência.
É um substantivo feminino originado do latim diligentia. São sinônimos da palavra: cuidado, dedicação, zelo, atenção, agilidade, providência, averiguação e deliberação.
Os antônimos mais comuns podem ser: desleixo, desatenção, negligência, imprevidência e lentidão.
O termo também tem o significado de uma atividade de serviço militar que é executada fora do ambiente do quartel.
Antigamente diligência era o nome dado a uma carruagem puxada por cavalos. Esse tipo de veículo era usado para transportar pessoas e bagagens.
Diligência no Direito
No campo do Direito o termo diligência tem um significado amplo de uma demanda ou providência que precisa ser tomada ou de uma determinação que deve ser cumprida. É chamada de diligência judicial.
São exemplos de diligências judiciais: a entrega de citação de um processo judicial, a coleta de uma prova ou uma diligência policial (ato de investigação).
O oficial de justiça é o profissional que faz diligências fora dos cartórios para cumprir as ordens dadas pelos juízes nos processos.
O princípio da diligência é o empenho dos profissionais do direito na solução rápida e eficiente dos conflitos. O mesmo princípio também se refere ao cuidado que os profissionais da área devem ter para garantir que seu aprendizado e atualização sejam constantes.
Veja também: eficácia.