Significado da Energia potencial

O que é a Energia potencial:

Energia potencial é a energia que fica "armazenada" em determinado corpo e que pode lhe conferir a capacidade de realizar um trabalho, ou seja, ser transformada em energia cinética.

Na fórmula da energia potencial, esta é representada por U ou Ep, sendo que sua unidade, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, deve ser o joule (J).

A energia potencial pode se manifestar a qualquer momento sob a forma de movimento. Mas, para que ocorra o armazenamento da energia, o corpo precisa estar associado a um sistema físico, como a força peso ou a força elástica, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de Energia Cinética.

Energia Potencial Gravitacional

Consiste na energia do objeto que está sob influência de um campo gravitacional. Este tipo de energia potencial é medido através do trabalho feito pelo peso do corpo ao ir de uma posição inicial à final.

Por exemplo, ao pegar uma bola e elevá-la até determinada altura a partir do solo, neste ponto mais alto o objeto atinge o ápice da sua energia potencial (energia que está armazenada). Quando a bola é solta e começa a cair (atraída pela força gravitacional), a energia potencial outrora armazenada vai se transformando em energia cinética, enquanto a esfera vai ganhando movimento.

A fórmula da energia potencial gravitacional é: EPg = mgh.

m = peso

g = força da gravidade

h = altura

Energia Potencial Elástica

Baseado na força mecânica, a energia potencial elástica é a aquela que está armazenada a partir da deformação de uma mola ou elástico, por exemplo.

Esta deformação, quando liberada, pode gerar um movimento que irá impulsionar determinado corpo.

Por exemplo, uma flecha quando posicionada num arco. Quando a linha que dá sustento ao projéctil é puxada para trás, esta está carregada com energia potencial elástica, a partir do momento que a linha é solta, a energia é transmitida para a flecha que se movimenta.

A fórmula da energia potencial elástica é: EPe = kx2/2.

k = constante da força elástica

x = comprimento da força elástica (medida da deformação)

Data de atualização: 04/04/2017.