7 esportes estranhos demais para serem reais (só que são mesmo)

Juliana Theodoro
Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação
Publicado em

O mundo dos esportes é mais vasto do que se imagina! Existe uma infinidade de modalidades que vão muito além dos tradicionais futebol, basquete, voleibol, tênis ou outros esportes olímpicos.

Em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil, há competições que parecem ter saído diretamente de um livro de ficção. São esportes estranhos e tão peculiares que é difícil acreditar que realmente existam. Conheça 7 esportes que parecem mentira:

1. Bossaball

Jogadores sobre um trampolim inflável divido por uma rede, na praia, pulam e tentam jogar a bola na área do time adversário, que está preparado para defender.

Uma mistura de vôlei, futebol, ginástica e capoeira, jogado em uma quadra inflável com trampolins. O esporte permite acrobacias espetaculares, devido à estrutura da quadra, o jogo acontece sempre ao som de música alta.

Apesar de toda a inovação, o objetivo é clássico, fazer com que a bola caia na área do adversário. O bossaball já é praticado no Brasil, tendo os primeiros eventos esportivos acontecido nos últimos anos.

2. Quadribol

Jogador, em gramado verde, tenta arremessar bola em um arco enquanto adversário tenta impedi-lo.

Este esporte saiu realmente de um livro de ficção! É inspirado no esporte fictício do mundo de Harry Potter, que em inglês, tem o nome de Quidditch. Foi adaptado para ser jogado no mundo real com jogadores correndo com vassouras entre as pernas.

3. Luta de dedos do pé

Parece brincadeira de criança, mas as lutas de dedos dos pés (conhecida como toe wrestling, em inglês) é um esporte conhecido, inclusive com competições.

Trata-se de espécie de luta de braço, mas com os pés. Os competidores tentam agarrar o dedão do pé do oponente até que um deles seja virado.

4. Boxe-xadrez

Dois lutadores sentados em bancos, um de frente para o outro, dentro de um rinque, jogam xadrez.

O também chamado chess boxing é uma disputa de cérebros e músculos. Em um ringue, dois lutadores disputam quatro minutos de xadrez e depois três minutos de boxe, até que um deles seja nocauteado ou dê um xeque-mate.

Saiba o que são esportes de precisão, de marca, de campo e taco, e de invasão.

5. Sepak takraw

Jogador negro de uniforme preto e amarelo dá chute no ar passando a bola amarela por cima da rede.

É um esporte em equipe do sudeste asiático, praticado também no Brasil. O sepak takraw é parecido com o vôlei, mas jogado com uma bola diferente, chamada de rattan. Os jogadores não podem usar as mãos, somente os pés, pernas e cabeça, o que resulta em incríveis saltos durante a partida.

Leia também: 6 coisas extraordinárias que estão acontecendo no seu corpo AGORA e você nem imagina.

6. Corrida de caracóis

Dois caracóis no chão cinzento, dividido em raias, disputam uma corrida.

Esse esporte é exatamente o que seu nome diz, uma corrida de caracóis. Os competidores disputam para ver qual caracol pode deslizar por um determinado percurso em menor tempo.

7. Luta de travesseiros

Dois homens, lutadores, um de frente para o outro em sinal de disputa, seguram travesseiros brancos.
Representação criada com inteligência artificial.

Outra prática que saiu das brincadeiras de criança para as competições. As lutas de travesseiros são realizadas em ringues e são mais agressivas que as brincadeiras infantis. Já existem campeonatos da modalidade, com competições acontecendo, inclusive, no Brasil.

Veja também:

Juliana Theodoro
Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar