Exemplos de justificativa de TCC

A preparação da justificativa é um dos pontos iniciais na elaboração do TCC. Nela, o aluno tem a oportunidade de mostrar para o orientador a importância do trabalho e a sua relevância para a área escolhida.

Para ilustrar melhor o assunto, reunimos abaixo 3 exemplos de justificativas que podem seguir como guia na elaboração da sua:

Exemplo 01

"A reflexão acerca da efetividade do processo penal na persecução do crime de redução a condição análoga à de escravo, previsto no artigo 149 do Código Penal Brasileiro, é de urgente e extrema importância.

Ainda hoje, em 2018, centenas de pessoas vivem em condições de escravidão no Brasil. Essa realidade decorre de diversos fatores: altíssima concentração de renda, precariedade da educação, dificuldades geográficas e ineficiência das ferramentas processuais para combater o crime. Essas dificuldades resultam em estatísticas inaceitáveis de impunidade.

Com o objetivo de atrair atenção para o tema, o trabalho apontará as falhas e incoerências do modelo processual atual para lidar com a escravidão contemporânea, ao mesmo tempo em que sugere modificações legais aplicáveis de forma realista."

Nos moldes do exemplo 01, a problemática do trabalho pode ser contextualizada no cenário nacional como um todo. Note que a justificativa acima demonstrou, em ordem: apresentação do tema, relevância e urgência do assunto e, por último, o conteúdo que será abordado no trabalho.  

Exemplo 02

"As visualidades urbanas podem ser estudadas em várias áreas do conhecimento, como na arquitetura, sociologia, antropologia, design, artes e, sendo um tema complexo, pode ser analisado sob diversos aspectos: socioeconômicos, tipologias, grafismos, edificações, etc. Por se tratar de um estudo de estética contemporânea, o tema precisa receber maior atenção e ser devidamente explorado.

São Paulo possui inúmeras amostras de visualidades urbanas que evidenciam o ponto de vista dos seus moradores em relação a mesma. Elas partem de uma necessidade de adaptação ao local em que se habita, autoafirmação, envolvimento com o cenário local e reivindicação, sentimentos compartilhados pelos residentes locais como um todo. Por esse motivo, é relevante que se estude a presença de intervenções urbanas para que se entenda como elas partem das margens da sociedade para a metrópole.

Nesse contexto, o trabalho mostrará como o estudo do tema pode ser aplicado na área da moda a fim de que se crie um produto que traduza os elementos urbanos locais, valorizando a cultura da região e criando um sentimento de identificação entre o consumidor e o produto."

O exemplo 02 justificou a relevância do trabalho à nível local (no caso, São Paulo). Perceba que a estrutura da justificativa não é a mesma do exemplo 01. Nesta, o autor preferiu contextualizar o assunto no decorrer de dois parágrafos e, só no último parágrafo, apresentar o tema.

Exemplo 03

"Ao observar a lacuna existente na exploração acadêmica do design de superfície, bem como a exploração limitada da arte rupestre na área de criação do design, notou-se a viabilidade de elaborar um projeto de pesquisa com ênfase na disseminação do conhecimento sobre arte rupestre e seu potencial de inspiração a diversas áreas do design, neste especificamente, o design de superfície.

Além destas lacunas que geraram a oportunidade do projeto, existe a motivação pessoal da autora, descendente das comunidades quilombolas de Monte Alegre e admiradora incontestável de todo o rico material cultural enraizado na história paraense. 

O projeto tem por foco, portanto, representar a estética dos grafismos rupestres Monte Alegrenses analisados durante a pesquisa e aplicá-la a uma coleção de estampas contínuas, visando à disseminação tanto do tema arte rupestre, quanto dos conceitos estabelecidos até o momento sobre design de superfície.

Como um incentivo a mais que ratifica a importância do projeto, observou-se que este é pioneiro a abordar características dos desenhos rupestres aplicados ao design de superfície na Universidade do Estado do Pará, o que pode incentivar outros alunos a explorarem mais o tema, assim como os demais ligados à cultura paraense."

O exemplo 03 demonstra um caso que muitas vezes é desconhecido pelos alunos. A relevância do trabalho pode ser de aspecto pessoal ou institucional. É claro, no entanto, que o trabalho ainda deve ser contextualizado no âmbito do curso e contribuir para o tema, mas, conforme o exemplo acima, nada impede de que a justificativa do trabalho seja de cunho pessoal.

Como fazer uma justificativa de TCC

Considerando que não existe norma da ABNT que estabeleça regras sobre a justificativa, o aluno pode utilizar a estrutura que desejar. No entanto, é importante atentar a estes elementos essenciais que qualquer orientador espera ver em uma justificativa:

  • aponte os aspectos positivos do trabalho
  • enalteça a contribuição do trabalho para o tema
  • mencione brevemente (sem aprofundar) os melhores argumentos do trabalho
  • eventualmente, exponha as consequências negativas que a falta de reflexão sobre o assunto abordado pode causar
  • esclareça todos esses pontos de forma direta e coesa

Veja também:

Data de atualização: 10/04/2018. Exemplos de justificativa de TCC está na categoria: Geral