Significado de Expectativa

O que é Expectativa:

Expectativa é o estado ou qualidade de esperar algo ou alguma coisa que seja viável ou provável que aconteça; um grande desejo ou ânsia por receber uma notícia ou presenciar um acontecimento que seja benéfico ou próspero.

Do latim exspectare, a palavra expectativa também é utilizada para designar a condição de alguém que tem esperança em algo que foi baseado em promessas ou visibilidade de se tornar realidade.

O sentimento de expectativa só pode existir na ausência da realidade, ou seja, quando o objeto que motiva a expectativa ainda não se tornou viável e real, sendo apenas uma condição presente no desejo de posse do indivíduo, por exemplo.

Outra característica necessária para que possa existir a expectativa é a previsão, informação ou condição que sustente esta esperança, caso contrário a chamada "expectativa" não passaria de uma "ilusão" ou utopia.

Saiba mais sobre o significado de Utopia.

Entre as expectativas mais comuns da vida do ser humano está a chamada "expectativa profissional", quando alguém está começando a sua carreira no mercado de trabalho ou muda de empresa e cargo e não tem certezas sobre o seu futuro, apenas esperanças de melhores condições salariais e de responsabilidade, por exemplo.

Expectativa e Realidade

A expectativa é uma suposição incerta, que está mais ou menos influenciada por fatos realistas. Normalmente, quando um indivíduo espera ou deseja muito por algo ou alguma coisa e, eventualmente, a expectativa não cumpre a realidade, surge o sentimento de desilusão.

Por outro lado, quando a realidade supera o esperado, diz-se que determinada coisa ou situação "superou as expectativas".

Expectativa de vida

A expectativa de vida, também conhecida por "esperança de vida", é um dado estatístico que calcula a quantidade de anos que se espera que determinado grupo etário viva, comparando as informações do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e da Taxa de Mortalidade da localidade em que estão inseridos.

Saiba mais sobre o significado de Taxa de Mortalidade e de IDH.

Expectativa de vida no Brasil

No Brasil, a expectativa de vida dos brasileiros é definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

De acordo com dados do censo de 2013 do IBGE, a expectativa de vida do brasileiro é de 74,9 anos, para ambos os sexos. A esperança de vida no Brasil, entre os anos de 2003 e 2013 aumentou cerca de 3 anos.

Veja também o significado de Esperança.

O significado de Expectativa está nas categorias: Geral, Língua Portuguesa