Significado de Fandango

O que é Fandango:

Fandango é um estilo musical caracterizado pela sua dança, com movimentos frenéticos, animados e exibicionistas, marcado principalmente pelo sapateado.

A dança do fandango é acompanhada predominantemente por violas e outros instrumentos de corda. O ritmo da melodia, no entanto, pode ser dramático ou agitado.

As pessoas que participam do fandango são conhecidas por fandangueiros e, de acordo com a história da origem deste gênero musical, a dança do fandango era o que animava as principais festas religiosas, os batizados, casamentos, e o carnaval, por exemplo.

O fandango teria surgido na região Ibérica (Portugal e Espanha) e, de acordo com alguns pesquisadores, possui influência da cultura árabe que era bastante forte nesses países.

Fandango no Brasil

No Brasil, o fandango se divide em dois principais grupos folclóricos populares que representam diferentes regiões do país: o fandango do Nordeste e o fandango do Sul.

O fandango do Nordeste é considerado uma homenagem aos marujos durante os dias que antecedem o Natal. Por este motivo, este gênero de fandango também é conhecido por marujada.

Já o fandango do Sul é bastante popular na cultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo como um baile tradicional sulista.

Ambos os gêneros de fandango foram trazidos para o Brasil através dos colonizadores portugueses (dos Açores) e espanhóis. Com o passar do tempo, as características originais do fandango europeu foram sincretizadas com os elementos típicos dos caboclos e seus costumes locais, gerando particularidades entre os tipos de dança.

Em reconhecimento a sua importância cultural, o fandango foi decretado um bem imaterial do sul do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Ver também: o significado de Folclore.

Data de atualização: 24/04/2016.