Significado de Valor

O que é Valor:

Valor é um substantivo masculino que dependendo do contexto pode ter diferentes acepções:

Valor é a qualidade atribuída a quem tem talento, prestígio, competência, virtude, mérito ou merecimento intrínseco.

Valor é uma qualidade conferida a quem tem bravura, coragem e valentia.

No sentido figurado, valor é a importância dada a quem se tem estima, afeto, apreço e consideração.

Valor é o preço, o custo, o montante, a estimativa em dinheiro de alguma coisa. É o equivalente justo em dinheiro do que se pode ser comprado ou vendido. É o preço de mercado. É o papel representativo do dinheiro. A expressão “de valor” é usada como referência àquilo que tem preço elevado.

Valor, em Economia Política, é a relação entre a intensidade das necessidades econômicas do homem e as quantidades de bens disponíveis para satisfazê-las.

Valor nominal

O valor nominal, em Economia, é o valor que o governo atribui arbitrariamente à moeda metálica e ao papel moeda. No comércio é o valor pelo qual um título é emitido e que nele se declara.

Valor venal

Valor venal é um valor estimado que se atribui sobre o preço de determinados bens. Para o poder público, o valor venal é o preço que serve de base para o cálculo dos impostos e também como referência para o pagamento de judiciais ou administrativos.

Veja mais sobre o significado de Valor venal.

Valor absoluto

O valor absoluto é o valor que o número representa de forma independente da posição em que ele se encontra, é o seu valor real. Por exemplo: O valor absoluto de 5 no número 528 é 5. Já o valor relativo do mesmo número 5 é 500.

Data de atualização: 24/01/2019.