O homem é a medida de todas as coisas (significado e interpretação)
O que significa a frase O homem é a medida de todas as coisas:
O homem é a medida de todas as coisas é um trecho de uma conhecida frase do sofista grego Protágoras, que expressa a noção do relativismo, que cada pessoa compreende uma coisa da sua maneira específica.
A frase na íntegra é: "O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."
Esta frase é fundamentada na teoria do filósofo Heráclito que descreveu o fluir incessante da realidade, revelando que o conhecimento pode ser alterado graças às circunstâncias mutáveis da percepção humana.
Com base na Filosofia, é possível estabelecer uma relação desta frase de Protágoras com a concepção de verdade dos sofistas. Esta frase se enquadra nas doutrinas sofistas, que defendem o relativismo e a subjetividade, ou seja, cada pessoa constrói a sua própria verdade. O que é verdade para uma pessoa, poderá não ser verdade para outra.
É possível afirmar que Protágoras foi o precursor do relativismo existencial presente em autores como Luigi Pirandello.
Esta frase se opunha à filosofia de Sócrates, que defendia a verdade absoluta e as verdades de valor universal. Sócrates foi muito crítico em relação ao sofismo, na medida em que usava a retórica e o relativismo como instrumentos para atingirem objetivos particulares. Os sofistas cobravam dinheiro aos seus alunos para ensinar técnicas de discurso, para que pudessem persuadir os seus ouvintes.
Esta frase é considerada por muitos como uma máxima ou axioma sofista.
Sabe mais sobre o que é um axioma.
Interpretação da frase O Homem é a medida de todas as coisas
Uma possível explicação para esta frase é que o homem tem o poder para determinar o valor ou significado das coisas, criando a sua própria realidade.
Por exemplo:
Duas pessoas moram em países diferentes, uma no Brasil e outra em Portugal. As duas têm que fazer uma viagem de carro de 500 km. Para a pessoa que mora no Brasil (que é um país maior em tamanho), 500 km pode não ser uma viagem longa. No entanto, para a pessoa que mora em Portugal (menor em tamanho), 500 km pode ser considerada uma viagem longa.
Vemos assim que a mesma distância tem percepções diferentes para as duas pessoas, ou seja, pode ser um conceito relativo consoante a realidade das pessoas.
Veja também: o que é o Relativismo.