Terceira Revolução Industrial
A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, é o último momento do período em que Europa e América passaram por significativas mudanças econômicas e sociais. O período teve início na década de 1950 e se estende até a atualidade.
O marco principal desta etapa da Revolução Industrial foi o uso da eletrônica e da informática para modernizar a indústria.
Começaram a surgir nesse período avanços em diversas áreas da tecnologia, como na robótica, biotecnologia, estudos genéticos, entre outros.
Características da Terceira Revolução Industrial
Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo ingressou em uma etapa de importantes evoluções tecnológicas, motivadas principalmente pela junção entre o avanço do conhecimento científico e o crescimento da produção industrial. Nessa fase, boa parte do conhecimento produzido era voltado à melhoria do desenvolvimento industrial.
Entretanto, o crescimento do conhecimento científico, ainda que tenha sido muito usado na área industrial, não ficou restrito a esse setor. As atividades de agricultura e pecuária, por exemplo, também foram influenciadas por esses avanços.
A partir do crescimento do processo de globalização, o modelo capitalista passou a ser o mais utilizado no mundo e o uso de tecnologias que promoviam dinamização e massificação da produtividade industrial neste sistema foi cada vez mais incentivado.
O trabalho também foi se intensificando e possibilitou a criação de novos produtos, que passaram a concorrer em um mercado cada vez mais competitivo. Como consequência, houve uma enorme acumulação de capital e mais investimento em tecnologias para produção, comercialização e prestação de serviços.
As atividades de informática, como computadores, softwares, microeletrônica, chips, transistores, circuitos eletrônicos e a robótica passaram a ser mais usadas nas indústrias, no comércio e nas telecomunicações.
Novas fontes de energia, como a energia nuclear, foram usadas para ajudar a manter a indústria a plenos vapores. Houve também a expansão de transmissores de rádio e de televisão, da telefonia fixa e móvel, da indústria aeroespacial, da biotecnologia, entre muitas outras inovações.
Em resumo, as principais características da Terceira Revolução Industrial são:
- Desenvolvimento industrial avançado;
- Influência do processo de globalização;
- Propagação das empresas multinacionais;
- Avanço do modelo capitalista;
- Alto investimento em novas tecnologias;
- Uso da tecnologia e informática na indústria;
- Surgimento de novas fontes de energia.
Veja também: características da globalização.
Principais invenções e descobertas
Entre as principais invenções e descobertas da Terceira Revolução Industrial, destacam-se as seguintes:
- Uso de novas ligas metálicas utilizadas na metalurgia e na construção de meios de transporte mais modernos, como aviões;
- Surgimento da computação e da sua aplicação na automação dos processos produtivos;
- Utilização de energia atômica aplicada à produção de eletricidade e à medicina,
- Desenvolvimento tecnológico na biotecnologia e na genética;
- Telefones celulares,
- A conquista espacial, destacada por foguetes, estações espaciais, sondas e satélites artificiais;
- Surgimento da internet.
Saiba mais sobre:
- Segunda Revolução Industrial
- Informática
- Quarta Revolução Industrial
- Revolução Industrial
- Fases da Revolução Industrial: características e mudanças na produção
- Tecnologia: o que é (resumo do conceito)
- Evolução dos computadores: gerações da história da informática
- Manufatura: o que é e importância na revolução industrial
- Taylorismo
- Primeira Revolução Industrial