Significado de Máximo

O que é Máximo:

Máximo é um adjetivo ou substantivo com origem no termo em latim maximus que significa algo maior ou acima de todos, que é excelso, mais alto ou mais intenso. Também pode expressar um limite extremo ou apogeu de alguma coisa.

A palavra máximo representa o grau superlativo do adjetivo grande, sendo que maior é o comparativo. O antônimo de máximo é mínimo.

A locução adverbial "no máximo" pode significar "na pior das hipóteses". Por exemplo: Eu sei que estamos atrasados, mas prometo que vamos chegar lá no máximo às oito e meia. Também pode expressar uma verba que não vai além de um determinado valor. Por exemplo: Um carro naquele estado vale 5000 reais no máximo!

A expressão "que máximo" é usada para expressar alegria em relação a uma coisa boa que aconteceu. Por exemplo: Que máximo! Ganhei uma viagem para os Estados Unidos no concurso!

No âmbito da matemática, os pontos máximos e mínimos de uma parábola e vão depender se a concavidade da mesma está virada para cima ou para baixo.

Ainda na matemática, o máximo divisor comum é o maior número divisor (divisão que resulta em um resto igual a zero) em comum entre dois números naturais. Assim, nos números naturais 15 e 25 os divisores comuns são 1 e 5. Ou seja, o máximo divisor comum é 5. mdc (15,25) = 5

Data de atualização: 28/11/2013.