Significado de Meca

O que é Meca:

Meca é a cidade mais sagrada dos muçulmanos. É onde nasceu o profeta Maomé e em que se encontra a Caaba, cubo que guarda a pedra negra que Deus teria enviado a Adão para a remissão dos pecados.

Meca fica na Arábia Saudita, no Oriente Médio, e distante cerca de 80 km do litoral do Mar Vermelho. Em relação ao Brasil, no mapa Meca fica direcionada para a direção leste.

O termo meca é também utilizado como referência de lugar importante para determinado grupo que não religioso. Por exemplo: "Paris é a meca da Moda".

Meca é o nome dado ao peixe da espécie Xiphias Gladius, também conhecido popularmente como Espadarte.

A nomenclatura mecA é relacionada a um gene encontrado nas células bacterianas que as tornam resistentes à antibióticos como a penicilina.

Meca é igualmente o nome de um festival de música no Brasil, que ocorre anualmente.

Significado de Meca para o Islamismo

Meca em árabe é Makka al-Mukarrama e significa Meca, a Honrada. As outras cidades sagradas do islamismo são Medina, também na Arábia Saudita, e Jerusalém.

É na direção de Meca que os islâmicos devem se posicionar em suas cinco preces diárias. E todas as mesquitas, os templos muçulmanos, estão virados para Meca.

A direção para onde se deve orar é chamada de Qibla, que aponta para onde fica a Caaba em Meca. As coordenadas exatas são 21°25′21.15″N de latitude e 39°49′34.1″E de longitude. Para os muçulmanos, Meca e a Caaba formam um ponto focal para onde são direcionadas as orações, e não objetos ou lugares a serem adorados. 

A Caaba, a casa sagrada de Deus, fica no centro da Mesquita Sagrada de al-Mashid. É um cubo de 15 metros de altura, coberto por um tecido preto bordado em dourado chamado de kiswah. Cravada em uma de suas paredes está a pedra negra, chamada em árabe de Hajar-el-Aswad

A pedra teria sido de Adão e Eva, enviada do céu por Deus como uma forma do casal redimir seus pecados. Ela era originalmente branca, mas escureceu devido aos pecados dos filhos de Adão, de acordo com o Alcorão. 

Não há concordância quanto à construção da Caaba, mas alega-se a Abraão a sua reconstrução e o recebimento da pedra pelo Anjo Gabriel. 

A pedra negra não pode ser fotografada, mas está exposta e é permitido que se toque nela, sendo o ponto alto do ritual de peregrinação.

Hajj é o nome da peregrinação à Meca, e deve ser feita por todo muçulmano que tiver condições financeiras e de saúde, pelo menos uma vez na vida.

Enquanto destino turístico, Meca tem como pontos de interesse a mesquita Masjid al-Haram, que é onde está situada a Caaba, a montanha Jabal al-Nour, o Monte Arafat, e o complexo Abraj Al Bait, conhecido como a torre do relógio. Mas apenas seguidores do Islamismo podem entrar na cidade sagrada.

Saiba mais sobre o Islamismo.

O significado de Meca está na categoria: Religião