Significado de Modéstia

O que é Modéstia:

Modéstia é a ação de moderar alguns comportamentos humanos, como a vaidade e a luxúria.

Um comportamento baseado na modéstia significa ser isento de vaidades relativas ao próprio indivíduo ou às suas conquistas, por exemplo.

A modéstia é considerada uma qualidade positiva, por estar de acordo com os padrões éticos e morais estabelecidos pela sociedade.

Um indivíduo que pratica a modéstia é chamado de modesto, sendo caracterizado pelo seu modo de ser simples, despretensioso e humilde.

Saiba mais sobre o significado de modesto e humilde.

O antônimo da modéstia é a pretensão e a vaidade, ou seja, quando há um excesso do valor dado a si mesmo, às suas ações ou conquistas.

Modéstia à parte

Esta é uma expressão bastante comum, quando alguém deseja valorizar algo ato ou conquista pessoal, sem ser interpretado como vaidoso ou pretensioso.

Exemplo: “Meu filho é um ótimo aluno, modéstia à parte.

Falsa modéstia

A falsa modéstia é quando alguém finge ser modesto, ou seja, quando há uma vontade velada de valorizar as suas ações ou comportamentos.

Quando alguém não elogia ou afirma algum ato de um falso modesto, este sente-se frustrado por não ter o reconhecimento desejado.

Modéstia e pudor

O conceito de pudor e modéstia estão intrinsecamente relacionados, principalmente entre os preceitos de doutrinas religiosas, como a católica.

O pudor é um sentimento de timidez ou vergonha ao o que é íntimo e particular.

O excesso de pudor pode ser desenvolvido por fatores culturais e religiosos, que inibem a sensação de conforto de algumas pessoas sobre determinados assuntos ou ações, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de pudor.

O significado de Modéstia está na categoria: Geral