Significado de Movimento social

O que é Movimento social:

Movimento social é a expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas onde os indivíduos tem como objetivo alcançar mudanças sociais através do debate político dentro de um determinado contexto na sociedade.

Este tipo de expressão é característica de uma sociedade plural, pois ela age de forma coletiva para representar um movimento de resistência que luta pelas diversas formas de inclusão social.

Grupos como os movimentos populares, sindicatos e organizações não governamentais (ONGs) são exemplos das formas coletivas de organização dos movimentos sociais.

Os grupos atuantes dentro de um movimento social estão sempre em busca da representação política destas formas de exclusão social e suas atuações tem sempre o objetivo de produzir pressão direta ou indireta no Estado.

Características do movimento social

Para a formação do movimento social, estes grupos se organizam conforme um projeto e uma ideologia em comum, que abarque toda as propostas e objetivos relevantes para o movimento.

Dentro deles ainda pode ser estabelecida uma hierarquia, que pode ter uma estrutura que possibilite várias lideranças.

E desta forma, várias formas de ações coletivas são usadas, como a denúncia, as passeatas, as greves, as marchas, entre outros.

Nestas ações, os grupos apresentam as demandas que determinada classe social enfrenta de maneira a impulsionar a mobilização social e despertar a sensibilização na consciência dos demais indivíduos da sociedade para suas causas.

O movimento social, quando bem articulado, é capaz de alterar a estrutura do sistema de poder estatal e por este motivo, as relações dos movimentos sociais e seus líderes são sempre conflituosas com o Estado.

Veja também o significado de Ideologia e Hierarquia.

Movimentos sociais no Brasil

Os movimentos sociais no Brasil tiveram maior destaque a partir da década de 60, onde grande parcela dos movimentos desta época foram contra o regime militar.

As ações coletivas com maior destaque são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS), além dos movimentos em defesa dos índios, negros e mulheres.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo nos movimentos de apoio às causas LGBT e as defesas ambientais brasileiras.

Questões de apoio social também tiveram um aumento significativo, como manifestações reivindicando reajustes na tarifa da passagem de ônibus e o passe livre.

Veja mais sobre o passe livre.

Tipos de movimentos sociais

Os movimentos sociais podem ser classificados em:

  • Movimentos reivindicatórios, onde suas ações focam em exigências de questões imediatas. Este tipo de movimento utiliza a pressão pública para pressionar instituições que possam modificar dispositivos legais que possam favorecer a situação;
  • Movimentos políticos, onde buscam influenciar a população na participação política direta como garantia para transformações estruturais na sociedade;
  • Movimentos de classe, que buscam subverter a ordem social e alterar as relações entre distintos fatores na conjuntura nacional.

O significado de Movimento social está na categoria: Geral