O que é Nacionalidade e Naturalidade?
A nacionalidade representa o país (nação) no qual uma pessoa nasceu ou adquiriu o direito de cidadania. Já a naturalidade está ligada diretamente com a cidade e o estado no qual a pessoa nasceu.
Nacionalidade
A nacionalidade pode ser determinada pelo nascimento ou através de pedido de naturalização. Vale lembrar que as regras para a atribuição de nacionalidade variam em cada país.
Por exemplo, segundo as leis brasileiras, qualquer pessoa que tenha nascido em território brasileiro, pode ser considerada brasileira.
A nacionalidade brasileira também pode ser requirida por pessoas nascidas em países de língua portuguesa após 1 ano morando no país ou 15 anos ininterruptos para pessoas de outros países.
Exemplos de nacionalidade:
- Brasileira
- Alemã
- Estado-unidense
- Francês
Naturalidade
A naturalidade refere-se ao lugar em que a pessoa nasceu, cidade e estado. A naturalidade não é considerada um direito como a nacionalidade, por isso, não pode ser alterada legalmente.
Em alguns casos o termo é usado também para referir ao local de origem das coisas. Por exemplo: a capoeira é natural da Bahia ou o carimbó é um ritmo de naturalidade paraense.
Exemplos de naturalidade:
- Goiânia, Goiás
- Curitiba, Paraná
- Fortaleza, Ceará
- Manaus, Amazonas
Como preencher nacionalidade e naturalidade em um documento?
Para o preenchimento dessas duas informações em um currículo, formulário ou documento oficial, a naturalidade deve ser apresentada no gênero que a pessoa se identifica. Um erro comum pensar que o termo faz referência ao termo “nacionalidade” e deva ser respondido no feminino (brasileira) independente da pessoa.
A naturalidade refere-se à cidade e o estado no qual a pessoa nasceu.
Exemplos de preenchimento em documentos:
- Nome: Luiz Gonzaga Pinto da Gama
- Nacionalidade: Brasileiro
- Naturalidade: Salvador, Bahia
ou
- Nome: Maria Firmina dos Reis
- Nacionalidade: Brasileira
- Naturalidade: São Luís, Maranhão
Veja também: