LGBT

Atualizado em

O que é LGBT:

LGBT (ou LGBTTT) é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, que consistem em diferentes tipos de orientações sexuais.

O debate sobre o movimento avançou e atualmente a sigla mais aceita é LGBTQIA+, onde:

  • L - Lésbicas
  • G - Gays
  • B - Bissexuais
  • T - Transgêneros (Travestis e Transexuais)
  • Q - Queer
  • I - Intersexos
  • A - Assexuais
  • + - demais possibilidades de orientações sexuais ou identidades de gênero

A sigla LGBT também é utilizada como nome de um movimento que luta por direitos e, principalmente, contra a homofobia.

Inicialmente, o movimento era conhecido apenas por GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), porém houve um grande crescimento e as pessoas começaram a questionar as diferentes ramificações e identidades, fazendo com que o movimento adquirisse outros tipos de orientações sexuais.

Aliás, o termo foi oficialmente alterado de GLS para LGBT em uma Conferência Nacional, realizada em Brasília, no ano de 2008. Com a evolução do movimento outras letras foram adicionadas à sigla para dar visibilidade e abrangência.

Bandeira LGBT
Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo

A Parada do Orgulho LGBT tem o objetivo de conscientizar as pessoas da diversidade que uma sociedade e construída, devendo todos saber respeitar as diferenças.

Existem diversas ONGs (Organizações Não-Governamentais) que trabalham em prol do movimento LGBT, para conscientizar a população e também os próprios membros.

O movimento se expande cada vez mais para diferentes áreas desde a produção acadêmica, o suporte para pessoas que enfrentam discriminação até sobre cuidados básicos contra doenças sexualmente transmissíveis e inserção no mercado de trabalho, por exemplo.

Apesar de a sigla LGBTQIA+ permanecer como usual, em alguns casos utiliza-se também uma forma mais extensa. A sigla completa seria: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

Saiba mais sobre Homofobia, Hétero e Pansexual