Significado de OEM

O que é OEM:

OEM é a sigla de Original Equipment Manufacturer , ou “Fabricante Original do Equipamento”, em português. OEM são produtos fabricados especialmente para grandes empresas, eles não são destinados ao consumidor final e por isso geralmente possuem um custo bastante inferior aos encontrados nas lojas.

Produtos que possuem o selo OEM são vendidos para empresas específicas que montam o produto final, como a Dell, a HP, a Positivo etc. Muitos produtos OEM não chegam para o consumidor com o selo da empresa que o produziu e sim com a marca que finalizou o produto.

Muitas pessoas optam pelos produtos OEM, pois possuem um valor diferenciado, porém todo o processo de montagem tem de ser realizado por uma empresa idônea, uma vez que o produto não é visto na caixa, ele já está fora e foi instalado.

Para os produtos ficarem tão baratos, as grandes empresas os adquirem em grandes quantidades, além de terem contratos próprios das licenças dos produtos, como Windows, Office, entre outras, além de dispositivos de hardware, como placas-mãe, processadores etc.

Software OEM

Existem também os softwares OEM, que são softwares que a Microsoft vende para empresas de informática por um preço bastante inferior do que as mesmas vendem para os consumidores finais, como o Windows, placas-mãe etc. Esses sistemas chegam ao consumidor quando o computador já vem da loja com o software pré-instalado.

Data de atualização: 14/08/2014.