Significado de Pessimista

O que é um Pessimista:

Pessimista é o adjetivo que qualifica a pessoa que prefere enxergar o lado negativo das coisas, esperando sempre pelo pior de todas as situações. O pessimista é o oposto do otimista.

Uma pessoa pessimista é aquela que prefere acreditar que tudo vai dar errado, ou seja, vê dificuldades nas oportunidades e na maioria das situações. O pessimista, por norma, não tem esperança ou confiança que coisas boas podem acontecer.

O pessimismo - condição de quem é pessimista - pode ser interpretado, em alguns casos, como um mecanismo de defesa do indivíduos. Usando como referência frustrações observadas ou de experiências passadas, a pessoa tende a esperar sempre pelo pior na tentativa de não criar expectativas que acabem por não ser realizadas, gerando decepções emocionais, por exemplo.

Alguns dos principais sinônimos de pessimista são: cético; derrotista; negativo; céptico; descrente; e incrédulo.

Otimista e Pessimista

Ambos os adjetivos são antônimos. Pessimista, como visto, corresponder ao indivíduo que é negativo, vê o pior lado de uma situação e acredita que tudo dará errado. 

Já os otimistas são as pessoas positivas, confiantes e esperançosas de que coisas boas acontecerão. Quem tem otimismo não considerada nada como impossível e sempre tem fé em alcançar o lado mais favorável em todas as situações.

Saiba mais sobre Otimista.

O significado de Pessimista está na categoria: Geral