Solstício de verão

Solstício de verão é um fenômeno da astronomia que marca o início do verão.

É o instante em que determinado hemisfério da Terra está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, fazendo com que o planeta receba mais raios solares.

O termo “solstício” tem a sua origem no latim solstitius que significa "ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar".

No solstício de verão ocorre o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta, em termos de iluminação por parte dos raios do Sol.

O solstício acontece graças aos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra, pois graças a eles a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios.

Solstício de verão no Hemisfério Sul

Quando o Hemisfério Sul está passando pelo solstício de verão – evento que marca o início desta estação – as pessoas que vivem no Hemisfério Norte da Terra estão passando pelo solstício de inverno, que é considerada a data com a noite mais longa do ano.

O solstício de verão pode acontecer no dia 21 ou 22 de dezembro, dias em que a radiação solar incide de forma vertical sobre o Trópico de Capricórnio.

Vale lembrar que o Brasil está localizado no Hemisfério Sul, enquanto a Europa e os Estados Unidos, por exemplo, fazem parte do Hemisfério Norte.

Solstício de verão em 2020

No Hemisfério Sul, o solstício de verão em 2020 acontece no dia 21 de dezembro exatamente às 10:02 (horário de Brasília).

SolstícioMomento em que acontece o solstício de verão.

Significado místico do solstício de verão

Muitas pessoas acreditam que o momento do solstício é um momento místico. Povos antigos tinham a crença de que a grande incidência de luz solar era capaz de promover mudanças energéticas nas pessoas, pela quantidade e potência do calor e da luz vinda do sol.

Os povos incas e maias, por exemplo, tinham rituais especiais para os dias de solstício. Era um momento de conexão com o divino e com a proteção vinda da natureza.

Solstício de inverno

Enquanto o solstício de verão marca o início desta estação, o solstício de inverno é conhecido por marcar o começo do inverno.

O solstício de inverno significa que a luz do sol não incide com tanta potência no hemisfério em questão. No Hemisfério Sul, o fenômeno acontece normalmente no dia 21 de junho.

Saiba mais sobre o significado do Solstício de inverno.

Equinócio

O equinócio, assim como o solstício, também é um acontecimento astronômico. Nesse caso, marca o início do outono e da primavera.

No Hemisfério Sul, o equinócio de outono ocorre nos dias 20 ou 21 de março e o equinócio de primavera acontece nos dias 22 ou 23 de setembro.

Leia mais sobre Equinócio, Equinócio de outono e Equinócio de primavera. Descubra mais sobre o significado de Solstício.

Data de atualização: 02/01/2020.