O que é ser cidadão
Cidadão é um indivíduo que convive em sociedade, exercendo os seus deveres e usufruindo de seus direitos.
O cidadão tem direitos civis e políticos no Estado em que nasceu ou se naturalizou.
Quando uma pessoa tem consciência e exerce bem os seus direitos e deveres para com a pátria está praticando a cidadania.
É obrigação da família e da escolar educar os indivíduos como cidadãos que protejam e respeitem a Constituição.
Conceito de cidadão
O conceito de cidadão, assim como o de cidadania, está relacionado com a vida política na Grécia antiga, nas Pólis (cidades-estado gregas).
Essas cidades eram independentes e tinham complexidade social e política, na qual os cidadãos se reuniam em assembleias, deliberavam sobre os vários assuntos e faziam manifestações cívicas.
A ideia de cidade que existe atualmente tem como base a estruturação das Polis. Entretanto, naquele período, nem todos eram considerados dignos de participar das assembleias, somente homens livres eram considerados cidadãos.
Atualmente, no Brasil, todo o indivíduo que nasça em território nacional ou obtenha a nacionalidade brasileira é considerado um cidadão, independente de outros fatores, como gênero, credo, orientação sexual ou etnia.
Os direitos e deveres dos cidadãos estão na Constituição Federal de 1988, que garante aos brasileiros direitos civis, como o direito à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade.
A Constituição também garante direitos à moradia, à segurança, à saúde, à educação e à previdência social (velhice segura).
A Constituição também prevê o direito e dever do voto. Os cidadãos brasileiros devem votar para escolher quem os irá representar nas tomadas de decisões políticas.
O voto é obrigatório entre os cidadãos de 18 a 70 anos, e opcional para quem tem 16 ou 17 anos, mais de 70 anos ou é analfabeto.
Outros deveres dos cidadãos são viver consoante a Constituição, respeitando as leis. Também protegendo e preservando o patrimônio público e o meio ambiente, assim como respeitando os direitos dos outros cidadãos.
Embora o estado brasileiro ainda não consiga garantir para todos os direitos previstos na Constituição, é importante que todas as pessoas saibam o que o Estado deve assegurar.
Participar da vida política é fundamental para promover melhorias, tentando garantir que os direitos cheguem a quem ainda não tem acesso e tentando acabar com privilégios, para que todos cumpram os seus deveres.
Saiba mais sobre o significado de cidadania.
O que é ser um cidadão consciente
Ser um cidadão consciente é conhecer seus direitos e deveres, exercê-los e participar da vida política do país.
É fundamental que os cidadãos não só votem, mas o façam com consciência, estudando candidatos, partidos, propostas, e escolhendo as que acredita serem mais vantajosa para todos.
Um cidadão consciente respeita a Constituição e os demais cidadãos, e também participa da vida política da sua região. Seja visitando as assembleias das suas cidades, acompanhando o uso do dinheiro e dos bens públicos ou ainda participando de manifestações.
Um cidadão deve sempre estar atento e participante da vida política e social da sua comunidade.
Veja também mais maneiras de exercer a cidadania e a relação entre Ética e Cidadania.
- Cidadania: o que é, significado, importância e exemplos
- 7 maneiras de exercer cidadania
- Ética e Cidadania
- Democracia: o que é e significado da palavra
- Significado da Constituição Federal
- 6 momentos mais importantes da cidadania no Brasil
- Direitos Humanos
- Estado de direito
- O que é a Propriedade Privada
- 5 momentos importantes na luta pela democracia