Significado de População

O que é População:

População é o conjunto de todos os habitantes de determinado local. Também pode estar relacionado com os indivíduos de mesma espécie que coexistem em um mesmo lugar ou região.

A Geografia e a Sociologia são algumas das disciplinas que estudam a população sob um ponto de vista social, analisando estatisticamente a quantidade de seres humanos que habitam as diferentes localidades da Terra. 

A expressão "densidade populacional" é usada para se referir a quantidade de indivíduos que existem em uma determinada área predefinida. 

Sob a ótica da Biologia, população se refere ao conjunto de todos os seres vivos de mesma espécie que podem se reproduzir entre si, gerando assim seus descendentes.

Alguns dos principais sinônimos de população são: residentes; indivíduos; moradores; habitantes; cidadãos; público; povo; massa; multidão e amostra.

Etimologicamente, a palavra população se originou a partir do latim medieval popŭlus, que significa literalmente "povo".

População absoluta e população relativa

A Demografia é o ramo de estudo que analisa as populações humanas. Neste contexto, a população costuma ser classificada em duas categorias: população absoluta e relativa.

A população absoluta consiste no número total de habitantes de um lugar (país, estado, região, etc). Atualmente, por exemplo, a população absoluta mundial está na média de 7,5 bilhões de pessoas. 

A população relativa, por outro lado, corresponde ao número de habitantes por área. Este tipo de população também é conhecido por densidade demográfica ou densidade populacional.

Para obter a população relativa é necessário dividir a população absoluta de determinado local pela área, normalmente em km2

Saiba mais sobre População absoluta.

População do Brasil

A população brasileira tem uma média de 207,6 milhões de habitantes, com previsão que alcance aproximadamente 230 milhões de pessoas até 2040.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população do Brasil não deverá ultrapassar os 230 milhões de habitantes. A expectativa é que haja um equilíbrio na taxa de natalidade, fazendo com que a população se mantenha entre 220 e 225 milhões de pessoas a partir de 2050.

Veja também o significado da Taxa de natalidade.

Data de atualização: 04/07/2017.