População

O que é população:

População é o conjunto de todos os habitantes de determinado local. Também pode estar relacionado com os indivíduos de mesma espécie que coexistem em um mesmo lugar ou região.

A Geografia e a Sociologia são algumas das disciplinas que estudam a população sob um ponto de vista social, analisando estatisticamente a quantidade de seres humanos que habitam as diferentes localidades da Terra.

A expressão "densidade populacional" é usada para se referir a quantidade de indivíduos que existem em uma determinada área predefinida.

Sob a ótica da Biologia, população se refere ao conjunto de todos os seres vivos de mesma espécie que podem se reproduzir entre si, gerando assim seus descendentes.

Etimologicamente, a palavra população se originou a partir do latim medieval popŭlus, que significa literalmente "povo".

Tipo de População

A Demografia é o ramo de estudo que analisa as populações humanas. Neste contexto, a população costuma ser classificada em duas categorias: população absoluta e relativa.

População Absoluta

A população absoluta consiste no número total de habitantes de um lugar (país, estado, região, etc). Atualmente, por exemplo, a população absoluta mundial está na média de 7,5 bilhões de pessoas.

População Relativa

A população relativa, por outro lado, corresponde ao número de habitantes por área. Este tipo de população também é conhecido por densidade demográfica ou densidade populacional.

Para obter a população relativa é necessário dividir a população absoluta de determinado local pela área, normalmente em km2.

Saiba mais sobre população absoluta e taxa de natalidade.

Publicado em