Significado de Progressão aritmética

O que é uma Progressão aritmética:

Progressão Aritmética, também conhecida como P. A, é um tipo de sequência numérica estudada pela Matemática, onde cada termo ou elemento a contar a partir do segundo, é igual a soma do termo anterior com uma constante.

Neste tipo de sequência numérica, o número é sempre chamado de razão (representado pela letra r) e ele é obtido através da diferença de um termo da sequência pelo seu anterior.

Então, a partir do segundo elemento da sequência, os números serão todos resultantes da soma da constante com o valor do elemento anterior.

Por exemplo, a sequência 5,7,9,11,13,15,17 pode ser caracterizada como uma progressão aritmética, pois seus elementos são formados pela soma do seu antecessor com a constante 2.

Tipos de progressões aritméticas

Para compreender melhor este conceito, abaixo temos exemplos do que são considerados tipos de progressões aritméticas.

  • (5,5,5,5,5...an) PA finita de razão 0
  • (4,7,10,13,16...an...) PA infinita de razão 3
  • (70,60,50,40,30...an) PA finita de razão -10

Nos três exemplos, observa-se que para se calcular a razão da PA, é preciso calcular a diferença entre um dos termos e o termo que o antecede, conforme a imagem abaixo mostra:

razão pa

Fórmulas do termo geral e da soma de uma progressão aritmética

Neste sentido, a fórmula utilizada que caracteriza o termo geral de uma PA é representada desta forma:

progressão aritmética

Onde, temos:

an = Termo geral

a₁ = Primeiro termo da sequência.

n = Número de termos da P.A. ou posição do termo numérico na P.A

r = Razão

Entretanto, se tivermos uma P.A finita qualquer, para somarmos os seus termos (elementos) chegaremos à seguinte fórmula para somarmos os n elementos de uma P.A finita.

soma pa

Onde, temos:

Sn = Soma dos n primeiros termos da PA

a₁ = Primeiro termo da PA

an = Ocupa a enésima posição na sequência

n = Posição do termo

Classificação das progressões aritméticas

No que diz respeito às classificações, as progressões aritméticas podem ser crescentes, decrescentes e constantes.

Uma PA será crescente quando sua razão (r) for positiva, ou seja, maior que zero (r > 0). A sequência numérica será crescente quando, cada termo a partir do segundo for maior que o antecessor. Ex: (1, 3, 5, 7, ...) é uma P.A crescente de razão 2.

Já a PA será decrescente se a sua razão (r) for negativa, ou seja,menor que zero (r < 0). A sequência numérica será decrescente quando, cada termo a partir do segundo for menor que o antecessor. Ex: (15, 10, 5, 0, -5 ...) é uma P.A decrescente de razão – 5.

A PA será constante quando sua razão for nula, ou seja, for igual a zero (r = 0). Todos os seus termos serão iguais. Ex: (2, 2, 2, ...) é uma P.A constante de razão nula.

Progressão aritmética e progressão geométrica

As progressões são estudadas pela matemática para definir números sequenciais reais, entretanto, existe uma diferença entre a progressão aritmética e a progressão geométrica.

Enquanto a progressão aritmética apresenta a sequência de números onde a diferenças numéricas entre um termo e seu antecedente é constante, na progressão geométrica a constante deriva do quociente deste termo e do seu antecessor.

Veja também o significado de Progressão Geométrica.

Data de atualização: 17/10/2018.