Significado de Roots

O que é Roots:

Roots é uma palavra de origem inglesa e que significa "raízes" (de planta, cabelo, dente, etc). O singular de roots é root (raiz).

Tem origem no inglês arcaico e protogermânico rot, wrot e wyrt.

A palavra também pode assumir outros significados, quando é usada como substantivo, verbo, adjetivo ou mesmo em um sentido figurado.

Como substantivo, root pode também significar “origem, fonte, essência ou base”. Exemplos: origem de um problema, fonte de conhecimento.

Pode ter o significado alterado caso seja usada como um verbo (enraizar, fixar, radicar) ou como um adjetivo (essencial, fundamental, básico). Exemplos: fixar uma ideia, conhecer um conceito essencial.

Na morfologia das palavras, esse termo indica o radical: a forma mais reduzida de palavra, que pode formar outras quando são adicionados prefixos ou sufixos a ela.

Já se for usada em um sentido figurado, a palavra roots, assim como root, está relacionada com a origem ou a base das coisas. Exemplos: raiz familiar, raiz matemática, raiz musical, etc.

O que significa reggae roots?

A palavra roots é comumente relacionada com o reggae (estilo musical originário da Jamaica). É uma referência a um subgênero para o ritmo musical: o reggae roots, que seria o "reggae de raiz, reggae puro ou reggae original".

O estilo predominou principalmente no reggae produzido entre as décadas de 1960 e 1980, sendo Bob Marley o seu representante mais conhecido.

Normalmente, o reggae roots é associado com o Rastafári, um movimento religioso surgido na década de 1930, que tem como representação divina Jah ou Jave (um dos nomes dados a Deus, na versão da Bíblia do Rei Tiago).

No entanto, o reggae roots também discute outras temáticas mais abrangentes além de religiosidade e fé, como o sexo, o amor e crítica social.

O que é o estilo roots?

Roots também pode identificar um estilo musical, de vida ou mesmo estético.

Na música, o estilo roots é uma referência ao modo original de estilo musical, como o reagge roots ou o samba de raiz (o samba tradicional, mais antigo).

Essa palavra também é usada para demonstrar um estilo de vida de pessoas que preferem viver com mais conexão com a natureza, longe dos grandes e movimentados centros urbanos. Muitas vezes, essas pessoas são vistas como "alternativas".

Não existe uma regra a seguir, mas "ser roots" pode identificar quem prefere viver de acordo com seus princípios ou ideais, de acordo suas próprias regras.

As pessoas chamadas de roots desejam viver com menos pressa, com mais tempo para observar o mundo ao seu redor. Pessoas que gostam de acampar, viajar de carona ou sem um destino definido podem ser alguns exemplos do estilo de vida roots.

Já as roupas roots, são roupas que podem identificar esse estilo de vida mais alternativo, ligado à natureza, à calma e à música.

Data de atualização: 17/04/2020.