Significado da Bandeira da Croácia

O que é a Bandeira da Croácia:

Bandeira da CroáciaA bandeira oficial da Croácia é formada por três listras horizontais em azul, o branco e o vermelho, com o brasão das armas croatas ao centro.

É um dos maiores símbolos do país europeu, e foi adotada oficialmente em 21 de Dezembro de 1990, depois que o território deixou de fazer parte da antiga Iugoslávia.

Antes da independência, a bandeira da chamada República Socialista da Croácia tinha as mesmas listras, mas ao invés do brasão carregava uma estrela de cinco pontas, vermelha com as bordas amarelas.

Significado dos elementos na bandeira da Croácia

As cores das listras na bandeira são as cores pan-eslavas, movimento pela união dos povos eslavos do começo do século XX. 

O significado delas na composição da bandeira croata não é oficial, mas existe uma simbologia de que o azul seria a devoção a Deus, o branco a paz e o vermelho o sangue dos mártires que morrreram pela pátria. 

Outras correntes indicam que as cores representam três regiões do território croata.

O escudo no centro é formado por um padrão em xadrez branco e vermelho, que seria uma representação da formação do povo croata. 

Esta padronagem quadriculada é a inspiração para o uniforme da Seleção de Futebol da Croácia.

Na coroa que fica no topo do escudo, vão os cinco brasões: o brasão da Croácia, o Brasão de Dubrovinik, o brasão da Dalmácia, o Brasão da Istria e o Brasão da Eslavônia.

A proporção da bandeira é de 1:2.

Descubra o significado das outras bandeiras de países.

Data de atualização: 15/05/2018. O significado da Bandeira da Croácia está na categoria: Geral