Significado de Citius, Altius, Fortius

O que é Citius, Altius, Fortius:

Citius, Altius, Fortius é o lema oficial dos Jogos Olímpicos e significa “mais rápido, mais alto, mais forte”, na tradução do latim para o português.

Em 2021, o COI decidiu incluir a palavra communis ("juntos") no final da frase. O novo lema das olimpíadas é: Citius, Altius, Fortius - Communis ("mais rápido, mais alto, mais forte - juntos"), a entidade explicou que a mudança adéqua o tradicional lema aos novos tempos.

Criada pelo padre dominicano francês Henri Didon, em 1891, esta frase foi escolhida como o Lema Olímpico pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894. Porem, o Citius, Altius, Fortius apenas passou a ser considerado oficialmente o lema das Olimpíadas da Era Moderna em 1924.

Com o objetivo de encorajar os atletas durante as competições olímpicas, o lema latino Citus, Altius, Fortius tem o caráter essencialmente motivacional, e costuma ser citado pelos competidores de todas as modalidades dos Jogos Olímpicos.

Algumas pessoas confundem o Lema Olímpico com o Credo Olímpico: “O mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta; o essencial não é ter ganho, mas ter lutado bem”.

O Credo Olímpico foi criado em 1908, a partir da inspiração que o Lorde de Coubertin teve ao assistir um sermão feito pelo Bispo da Pensilvânia, Ethelbert Talbot, durante os Jogos Olímpicos de Londres.

O Lema e o Credo, em conjunto, representam o espírito que os Jogos Olímpicos devem transmitir para a humanidade: companheirismo, fraternidade e união entre todas as nações e culturas do mundo.

Ver também: o significado do Símbolo das Olimpíadas.

Data de atualização: 23/07/2021.