Significado de Xadrez

O que é Xadrez:

Xadrez é um jogo de estratégia e tática onde os jogadores movem 32 peças em um tabuleiro de 64 casas. As casas divididas de forma igual são alternadas em cores claras e escuras.

Há muitas lendas em torno da invenção desse popular jogo. Acredita-se que tenha surgido na Índia há milhares de anos e evoluído na Europa.

O xadrez atual também designado por Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional surgiu na Europa no século XV. Enxadrista (ou xadrezista) é a designação de um jogador de xadrez.

A forma tradicional de jogar uma partida de xadrez é presencial, isto é, dois jogadores estão presentes fisicamente. No jogo virtual, os enxadristas disputam as partidas em computadores através de uma rede local ou da Internet.

No início de uma partida, cada jogador dispõe de 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama. Cada uma das peças possui um valor e segue um movimento diferente.

O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado no dia 19 de novembro, data de nascimento do cubano José Raúl Capablanca (1888-1942), um dos maiores enxadristas de todos os tempos.

Popularmente, a palavra xadrez é usada para se referir a uma prisão, à cadeia.

Xadrez é também um tipo de tecido (tartan), que possui padrão quadriculado de cores distintas, parecido com o xadrez.

Data de atualização: 07/09/2012.