Significado de Stalkear

O que é Stalkear:

Stalkear é uma palavra derivada do inglês stalker, que significa “perseguidor”. Neste caso, o neologismo português significa “ato de perseguir”.

O verbo “stalkear” foi criado e disseminado através da internet, utilizado no sentido de “perseguir” ou “espionar” as atividades e comportamentos de outros usuários em redes sociais, principalmente.

Como a palavra “stalkear” foi criada no âmbito da internet, a sua prática, até certo limite, não é considerada um crime.

Na realidade, a maioria das redes sociais possui um formato que viabiliza ou incentiva a “observação exagerada” das informações fornecidas nessas plataformas.

Além das redes sociais, o ato de stalkear também se tornou bastante popular através dos formatos televisivos de reality shows, onde as pessoas ficam observando as ações e comportamentos de um grupo de indivíduos vigiados 24 horas por dia.

O uso do termo “stalkear” ou “stalking” (que significa “espreitar”) começou ainda na década de 1980, para se referir às perseguições que as celebridades sofriam. Em alguns países, dependendo do nível de perseguição que um alvo sofre, o stalking pode ser enquadrado como um crime e o “stalkeador” deverá ser punido de acordo com a legislação em vigor.

Saiba mais sobre o significado de stalker.

Data de atualização: 31/07/2018.