Significado de Timbre

O que é Timbre:

Timbre pode ser uma característica sonora que permite distinguir sons que possuem a mesma frequência, altura e intensidade, mas com ondas sonoras diferentes.

A diferenciação causada pelo timbre musical, por exemplo, leva em consideração vários fatores, como o material que é constituído o instrumento, a forma da caixa de ressonância e a força utilizada para produzir o som. Todas essas características influência no tipo do timbre.

Um piano e um violino que tocam a mesma frequência e nota musical (o “Lá”, por exemplo), possuem sons diferentes devido a particularidade da constituição de cada instrumento.

O timbre ainda pode significar uma marca, sinal ou insígnia utilizada para marcar um papel ou correspondência oficial, e pode ser em formato de selo ou carimbo.

Na heráldica, ciência destinada em estudar a composição das bandeiras e emblemas de família, o timbre é a insígnia colocada sobre o brasão ou escudo de armas, distinguindo os diferentes graus de nobreza.

Timbre vocal

Nos estudos que envolvem a fonética, o timbre é uma característica acústica da fala, gerada a partir da vibração da laringe em conjunto com as cordas vocais e impulsionada pela passagem do ar pulmonar e das articulações de diversas cavidades, como a boca, a traqueia, a garganta e etc.

Assim como acontecem com os instrumentos musicais, o timbre da voz humana varia de acordo com o formato das cavidades que sofrem com a ressonância das cordas vocais, levando em consideração vários fatores, como a quantidade de ar pulmonar, por exemplo.

Data de atualização: 22/05/2015.