Significado de Ufanismo

O que é Ufanismo:

Ufanismo é o orgulho exagerado de algo, comumente utilizado no Brasil para se referir ao patriotismo excessivo, ou seja, um grande orgulho que determinado indivíduo possui de seu país, pátria e nação.

A palavra ufanismo é um neologismo da língua portuguesa brasileira, criada em alusão a obra “Porque me Ufano do Meu País” (1900), de autoria do Conde Afonso Celso. O termo ufano provém da língua espanhola, significando a característica de um grupo que se auto vangloria.

Ao contrário do patriotismo e nacionalismo, que podem ser interpretados como conceitos positivos até certo nível, o ufanismo é visto como um exagero desmedido do “amor pela pátria”. Neste caso, o ufanismo é comparado a ideias pejorativas, como de vaidade, jactância e arrogância.

Alguns dos principais sinônimos de ufanismo são: nacionalismo exagerado e patriotismo exacerbado.

Ufanismo nacionalista

O nacionalismo ufanista, como dito, consiste no orgulho exagerado por determinada nação. O grupo que se enquadra neste tipo de nacionalismo, devido ao exagero de seus sentimentos, acaba por se sentir superior aos demais indivíduos de outras nacionalidades. A partir deste cenário, surgem atos de discriminação e preconceito, como a xenofobia, por exemplo.

O Nazismo (ufanismo alemão) e o Fascismo (ufanismo italiano) também são exemplos de nacionalismos ufanistas.

Ver também: significado do Nacionalismo.

Ufanismo brasileiro

O movimento do ufanismo brasileiro foi criado durante o período do governo da ditadura militar do Brasil (1964 – 1985), fazendo com que a população desenvolvesse um sentimento de orgulho nacional, criando uma simpatia pelo regime ditatorial da época.

Ufanismo brasileiro - sloganPara atingir esse objetivo, o governo da ditadura militar utilizou uma forte estratégia de marketing para atingir as massas. Era comum ver a associação de ideologias de extrema direita aliadas as canções patrióticas populares ou mesmo em hinos de escolas de samba.

Uma das frases mais famosas do ufanismo brasileiro foi: “Brasil, ame-o ou deixe-o”, que representava a ideia de obrigatoriedade do cidadão de aceitar as normas institucionalizadas pelo regime ditatorial ou ter que abandonar o país, caso não concordasse com o regime militar.

Saiba mais sobre a Ditadura militar.

Patriotismo e Ufanismo

O ufanismo é o exagero do patriotismo, sendo este último a devoção, orgulho e admiração à pátria. A principal diferença entre ambos é o fato do ufanismo ser interpretado como uma característica negativa, pois está presente, por norma, em governos totalitários e é base de motivação para preconceitos contra cidadãos estrangeiros, por exemplo (xenofobia).

Data de atualização: 18/10/2016.