Poesia Concreta (Concretismo)
O concretismo é um movimento artístico brasileiro que se inspirou na arte abstrata da Europa do século XX e que teve na poesia a sua maior expressão.
A poesia concretista propõe a abolição do verso tradicional e inclui o elemento visual: para o poeta concreto, além de palavra e som, a poesia é também imagem.
Começou a ser praticada no Brasil com a publicação da revista Noigrandes em 1952, dos poetas Décio Pignatari e Haroldo e Augusto de Campos - expoentes dessa vertente artística no Brasil.
No entanto, o concretismo se iniciaria oficialmente no Brasil apenas em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
A poesia concreta
A poesia concreta é considerada de vanguarda e tem um caráter experimental. Tem forte apelo aos elementos gráficos e busca a relação entre imagem, palavra e sonoridade.
O poema concreto elimina pronomes, preposições e conjunções - geralmente é composto apenas por verbos e substantivos e não tem pontuação. Rompe-se também a estrutura ocidental de escrita na folha, de cima para baixo e da esquerda para a direita.
As poesias concretistas exploram de diferentes formas os espaços em branco no papel e inserem elementos geométricos à arte.
Entenda mais sobre poesia e poema.
Características da poesia concreta
A poesia concreta é chamada também de poesia verbo voco visual. As poesias feitas até esse momento possuíam dois desses elementos: o verbo e o voco, isto é, a palavra e o som. A novidade trazida pela poesia concreta e que a caracteriza como tal é o elemento visual.
Para fazer do poema também uma imagem, esses artistas eliminam tudo o que é supérfluo no texto. Retira-se a pontuação, as preposições, os artigos, as conjunções e desintegra-se o verso - elemento essencial da poesia até então.
Rompe-se com a própria sintaxe, ou seja, as frases não são formadas com sujeito, verbo e predicado, mas com palavras soltas e até neologismos.
Por ser uma poesia que aproveita os espaços do papel de maneira diferente, é também chamada de poesia espacial. E como não segue um padrão, a própria leitura dos poemas fica por conta do leitor, que geralmente pode lê-las de diferentes formas.
No poema abaixo, por exemplo, o leitor pode iniciar a leitura em diferentes pontos:
Concretismo no Brasil: contexto histórico
O surgimento do movimento concretista deve ser entendido a partir das mudanças no contexto político, econômico e social do Brasil daquele momento.
Eram os anos 1950, Juscelino Kubitschek era o presidente que pretendia fazer o país crescer 50 anos em 5. Era um momento de desenvolvimento do país, com a intensificação da industrialização, aumento do consumo, urbanização e popularização dos meios de comunicação de massa.
A utilização de televisores, telefones e automóveis que se inicia nesse período muda o ritmo de vida. Os avanços tecnológicos exigiam mais velocidade e movimento, e a tradicional poesia, representada pelo verso e ritmo lento, já não responde às expressões artísticas do momento.
É nesse momento também que produtos importados começam a entrar no país, especialmente norte-americanos, que traziam consigo a cultura do "american way of life" . Anúncios publicitários passaram a compor o cenário nas grandes cidades e o consumo foi estimulado.
A poesia concreta vai utilizar-se da linguagem publicitária e também fará críticas à sociedade do consumo que se criava. Um dos poemas mais famosos desse movimento artístico foi "Beba coca-cola", inspirado no slogan da marca, que retrata com crítica e ironia o consumo dessa bebida.
Veja também: publicidade.
A construção de Brasília
Marco importante para o movimento concretista foi a construção de Brasília, uma cidade com características modernistas europeias em meio ao cerrado brasileiro.
Uma das principais obras da poesia concreta foi o "Plano Piloto para Poesia Concreta", em referência ao Plano Piloto para a Construção de Brasília, elaborado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
A arte concreta, inclusive, se inicia na arquitetura, com a utilização de formas, cores e linhas, sobre as quais eram aplicadas regras matemáticas e geométricas.
Saiba mais sobre arquitetura.
Resumo das características do concretismo
- Abolição do verso tradicional e eliminação dos pronomes, artigos, conjunções e etc.
- Forte apelo visual, utilização de fontes, cores e imagens.
- Linguagem sintética, que representa a velocidade da sociedade industrial que se iniciara.
- Utilização de estrangeirismos, neologismos e palavras com sonoridade semelhante.
- Valorização da palavra solta.
Conheça também: arte abstrata, impressionismo, surrealismo, cubismo e dadaísmo.