Qual o significado de waifu?

Waifu é uma gíria utilizada pelos fãs de anime (animações japonesas) para referir às personagens que eles sentem atração e gostariam de se casar com elas. A palavra é uma derivação do inglês wife, que significa "esposa".

Essa adaptação de palavras em inglês para o idioma japonês é chamada de engrish.

Assim, dizer que uma personagem é uma waifu é equivalente a afirmar que a personagem é bonita e que e os fãs casariam-se com ela.

O termo waifu possui um equivalente masculino, husbando. Husbando vem do termo também em inglês husband, que significa marido.

Essas gírias são muito utilizadas por otakus e otomes, nomes dados no ocidente aos meninos e meninas (respectivamente) fãs das animações japonesas, e serve para mostrar admiração por seus personagens favoritos.

Origem de waifu

O termo waifu teve sua origem com o anime Azumanga Daioh. Nele, um dos personagens (o pervertido professor, Sr. Kimura) deixa cair a foto de uma mulher e suas alunas admiram a beleza dela. Ao perguntarem, o Sr. Kimura responde: mai waifu (“minha esposa”) e todos dizem ser impossível.

Desde então, waifu é utilizado para falar de uma personagem que se tem admiração e gostaria de estar junto, mesmo que possa parecer impossível que esse amor seja correspondido.

Waifus mais famosas

O vídeo abaixo mostra as waifus mais populares de acordo com as buscas no Google entre os anos de 2004 e 2020:

Algumas das waifus mais famosas são:

  • Bulma - Dragon Ball
  • Nami - One Piece
  • Sakura Haruno - Naruto
  • Asuna Yuuki - Sword Art Online
  • Rem - Re:Zero
  • Zero Two - Darling in The Franxx

Veja também os significados de:

Data de atualização: 12/02/2021.