Significado de Ad hominem

O que é Ad hominem:

Ad hominem ou Argumentum ad hominem é um tipo de falácia que se caracteriza quando determinada pessoa responde a um argumento com críticas negativas ao seu autor e não ao conteúdo apresentado. 

Uma falácia consiste num argumento falso, uma ideia que parece transmitir uma verdade ou discurso válido, mas não apresenta bases lógicas e coerentes. 

Esta é uma expressão em latim e pode ser traduzida como "argumento contra a pessoa" (argumentum ad hominem).

A falácia do tipo ad hominem pode ser classificada como um desvio de atenção, tirando o foco do assunto em discussão para algum aspecto que não tem qualquer relação com a proposição apresentada.

Por exemplo, quando um indivíduo A faz uma proposição X, o indivíduo B, ao invés de questionar o argumento proposto por A, ataca diretamente e indevidamente esta pessoa com acusações pessoais e que não tem a ver com o debate.

Saiba mais sobre o significado de Falácia.

Existem diferentes categoriais de falácias ad hominem, como: 

  • ad hominem abusivo (ad personam): consiste num ataque pessoal direto ao caráter da pessoa que propôs determinado argumento; 
  • ad hominem circunstancial (ad hominem circustantiae): quando a parcialidade da pessoa que propôs o argumento é posta em dúvida, indicando que esta teria algo a ganhar por estar defendendo determinado ponto de vista.
  • tu quoque: também conhecida como a falácia da hipocrisia, pois o adversário é acusado de praticar aquilo que está colocando em questão.

A: "Fumar faz mal a saúde"
B: "Não sei porque diz isso. Você costuma fumar às vezes". 

No exemplo acima, note que o indivíduo A faz uma proposição e, em contrapartida, o B ao invés de questionar o argumento proposto pelo primeiro, usa da falácia da hipocrisia para desviar o foco da discussão. 

O significado de Ad hominem está na categoria: Expressões em Latim