Significado de Amigo da Onça

O que é Amigo da Onça:

Amigo da onça é o indivíduo que se mostra amigo, e ao mesmo tempo, é alguém que não se pode confiar, pois é uma pessoa falsa, que trai as amizades, hipócrita e infiel.

A origem do termo amigo da onça surgiu com o cartunista Péricles Maranhão, para designar uma pessoa cafajeste, debochada e irônica. O personagem tornou-se extremamente popular, e o termo espalhou-se para todo o Brasil. Chamar outra pessoa de amigo da onça é considerado uma ofensa.

Amigo da onça pode ser utilizado tanto como ofensa, em um sentido pejorativo, mas também como uma brincadeira entre amigos, uma forma de descontrair e chamar o outro com esse apelido, geralmente para designar pessoas que costumam pensar mais em si que nos outros.

Amigo da onça é também uma brincadeira, geralmente feita em épocas do Natal, é uma versão “malvada” para o famoso amigo secreto, também chamada de inimigo secreto. O nome é amigo da onça, pois nessa brincadeira cada pessoa leva um tipo de presente, então sorteia-se um amigo, que escolhe um presente fechado, abre, e então o amigo da onça escolhe se fica ou troca seu presente por um outro presente já aberto de outro amigo, “prejudicando”, de certa maneira a outra pessoa.

Data de atualização: 24/06/2013.