Significado de Obelisco

O que é Obelisco:

Obelisco é um monumento arquitetônico comemorativo típico e criado durante o antigo Egito.

Os antigos egípcios utilizavam os obeliscos como marcos de homenagem e adoração à , deus do sol na mitologia egípcia. O monumento também era sinônimo de proteção e defesa no Antigo Egito.

O povo egípcio acreditava que os obeliscos ajudavam a dissipar as energias negativas que se formavam sob as cidades, seja em forma de tempestades ou demais eventos catastróficos de origem da natureza.

Etimologicamente, a palavra obelisco vem do grego obeliskos, que significa "pilar" ou "espeto".

Os obeliscos têm forma quadrangular e ligeiramente afunilada na parte mais alta, formando uma pequena pirâmide na ponta. Os primeiros monumentos desta forma foram construídos utilizando apenas uma única pedra (monólitos), que por sua vez era esculpida até o formato de um obelisco. No Egito ainda existia a necessidade de preencher as laterais dos obeliscos com inscrições hieroglíficas.

Principais obeliscos

  • Monumento a Washington (Washington Monument - maior obelisco dos Estados Unidos).
  • Obelisco do Vaticano (o segundo maior obelisco de Roma e um dos mais famosos do mundo).
  • Obelisco de Luxor (Obélisque de Louxor - mais famoso obelisco da França, está localizado na Praça da Concórdia, em Paris).
  • Obelisco dos Heróis de 32 ou Obelisco do Ibirapuera (mais famoso obelisco do Brasil, considerado símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. O obelisco também é um mausoléu, pois guarda o corpo dos quatro estudantes que foram assassinados por tropas federais do regime de Gétulio Vargas).
  • Obelisco de Buenos Aires (mais famoso obelisco da Argentina).

Data de atualização: 22/04/2016. O significado de Obelisco está na categoria: Geral