Significado de Astenia

O que é Astenia:

Astenia consiste na condição de perda ou diminuição da força física. Este termo médico é entendido como sinônimo de fadiga do corpo, que pode ser de origem orgânica ou psíquica.

A astenia muscular (orgânica) pode ser sintoma de algumas doenças sérias, como a diabetes, a anemia, a esclerose múltipla, entre outras. No entanto, também é consequência de patologias mais comuns, como em casos de infecções virais ou de bactérias, como os resfriados, por exemplo.

A astenia não deve ser confundida com a fadiga provocada pelo cansaço físico, visto que a primeira não surge após um esforço e não desaparece mesmo depois do repouso. A falta de vigor que a astenia provoca está relacionada com o mau funcionamento metabólico, imunológico ou psíquico do indivíduo.

Saiba mais sobre o significado de fadiga.

Na area psicológica, a astenia psíquica, também conhecida por neurastenia, é caracterizada pela ausência da força (resistência) do sistema nervoso do indivíduo, que pode ser provocada como consequência de uma exaustão mental ou depressão, por exemplo.

O paciente ainda pode não apresentar nenhuma doença e ter astenia. Neste caso é diagnosticado com a Síndrome da Fadiga Crônica.

Sintomas e Tratamentos

Como dito, a astenia é a falta de força do organismo, ou seja, o indivíduo neste estado se sente sem estímulo, vontade e disposição para desempenhar qualquer tipo de movimento físico ou mental.

Outros sintomas incluem problemas de concentração, de sono, falhas na memória, alterações no apetite e perda da libido sexual.

O tratamento da astenia varia de acordo com o contexto que a provocou. Por exemplo, caso a astenia orgânica seja consequência de determinada doença, o tratamento se baseará em curar a patologia de origem.

No caso da astenia funcional (provocada como consequência de fatores psíquicos), aconselha-se alterar os hábitos nocivos, como o excesso de trabalho, a falta de organização, evitar situações de stress, entre outros. A administração de antidepressivos também pode fazer parte do tratamento, mas apenas com a indicação exclusiva de um médico qualificado.

Também é importante manter bons hábitos para evitar ou combater a astenia, como ter uma boa noite de sono, uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente.

O significado de Astenia está na categoria: Medicina