Significado de Fadiga

O que é Fadiga:

Fadiga é um substantivo feminino da língua portuguesa e significa o cansaço extremo ou esgotamento, físico ou mental, causado pelo esforço repetitivo ou trabalho intenso.

A fadiga é a incapacidade de um ser vivo de exercer atividades corriqueiras na normalidade, por causa de uma ampliação exagerada do esforço físico ou mental. Entre os principais sintomas de uma pessoa fatigada - termo usado para indicar a situação de uma pessoa com fadiga - estão a falta de concentração (microssono), irritabilidade, perda de apetite, dor de cabeça, excesso de sono, preguiça e fraqueza corporal.

A fadiga pode ser também um sintoma de um problema mais grave, como algumas doenças crónicas. Exemplo: câncer, anorexia ou distúrbios alimentares, diabetes, lúpus (doença autoimune), entre outras.

O termo fadiga também pode ser utilizado para indicar a perda de qualidade ou força de um equipamento, mecanismoExemplo: A diminuição da sensibilidade na tela de alguns aparelhos touchscreen (sensíveis ao toque).

Fadiga em inglês pode ser traduzido por fatigue, tiredness ou weariness.

Sinônimos de fadiga

  • afronta
  • cansaço
  • canseira
  • fastio
  • quebreira
  • sufocação

Fadiga Muscular

fadiga muscular é causada pelo esforço extremo e repetitivo dos músculos. A intensidade da atividade física, os fatores ambientais (temperaturas muito elevadas ou baixas, por exemplo), e a condição das fibras musculares, também são alguns fatores que ajudam a definir o grau da fadiga muscular.

Para evitar a fadiga muscular, as pessoas devem estar atentas à uma reeducarão alimentar, treinamento e fortalecimento de todas as fibras musculares do corpo, porém respeitando um limite diário de esforço corporal, evitando o desgaste físico.

Fadiga Mental

fadiga mental está intrincadamente relacionada ao stress. O esforço constante e repetitivo do cérebro em atividades intelectuais ou que necessitam de um alto nível de concentração, também contribuem para o esgotamento mental.

Os sintomas da fadiga ou esgotamento mental também podem ser os mesmos que o da fadiga muscular, como dores de cabeça, irritabilidade e falta de atenção ou concentração.

Atividades que necessitam de concentração para serem realizadas devem ser evitadas, como dirigir ou realizar cálculos.

Fadiga Crônica

A Síndrome de Fadiga Crônica (SFC) ou Síndrome da Disfunção Imune não está relacionada com qualquer outro tipo de doença. Os portadores de fadiga crônica possuem um nível de exaustão extremamente alto, condição essa que não passa nem quando há um descanso prolongado.

A fadiga crônica ocorre principalmente em mulheres, dos 30 aos 50 anos, e as suas causas ainda são desconhecidas.

Fadiga Adrenal

A fadiga adrenal afeta várias pessoas no mundo, pois os motivos para o seu desencadeamento são inúmeros e estão presentes na vida do homem contemporâneo, como alergias, bullying, pressão financeira, perda de emprego, caos urbano, cigarro, violência urbana e etc.

Quando as glândulas adrenais (conhecidas também por glândulas supra-renais) não estão funcionando corretamente, os sintomas da fadiga aparecem. As glândulas adrenais são as responsáveis pela regulação do corpo humano ao estresse, pelo ciclo do sono, pela pressão arterial e outras funções imporantes do sistema endócrino.

Ver também:

O significado de Fadiga está nas categorias: Geral, Língua Portuguesa