Significado de Bem comum

O que é Bem comum:

Bem comumé uma expressão que possui conceitos em muitas áreas do conhecimento humano, mas que se assemelham entre si. De um modo geral, define os benefícios que podem ser compartilhados por várias pessoas, pertencentes à um determinado grupo ou comunidade. 

O bem comum na filosofia está relacionado com o ideal de progresso que todas as sociedades e nações do mundo devem alcançar: a igualdade social e econômica, onde todos possam ter melhores condições de vida. 

Assim como na ideia filosófica, que aliás é usada como base para empregar o conceito em outros ramos do conhecimento, o bem comum é definido a partir dos interesses públicos, ou seja, tudo que seja pertinente ao usufruto ou que beneficie uma sociedade como um todo. 

Para as religiões, em destaque as cristãs, o bem comum é todo o bem que é vivido pela sociedade em comunhão. Para o bem comum religioso, os principais bens que merecem ser compartilhados entre todos os membros de um grupo são imateriais, como o bem-estar, a felicidade, a fé e a paz. 

Bem Comum no Direito

De acordo com o "Princípio Ético do Bem Comum", as leis devem ser feitas para um estado coletivo, e não individual.

A partir dos estudos filosóficos e até mesmo teológicos sobre os conceitos de "bem" e "comum", a justiça brasileira determina o bem comum como algo que agrada a todos, ao povo, a comunidade, ao que é comum. 

Ver também: 

O significado de Bem comum está nas categorias: Geral, Direito