Significado de Educação continuada

O que é Educação continuada:

Educação continuada é um conceito de aprendizagem que consiste na ideia da constante qualificação do indivíduo, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal.

Em suma, a educação continuada seria a confirmação de que nunca é tarde para aprender ou que sempre há algo a ser aprendido. Por este motivo, a educação continuada é considerada uma aprendizagem pós-ensino, praticada após a educação básica e secundária.

Do ponto de vista profissional, a obtenção de qualificações é essencial no atual mercado de trabalho, caracterizado por apresentar constantes mutações. Assim, para que os profissionais possam estar aptos a executar as suas funções com qualidade, devem estar atentos a todas as mudanças e atualizações disponíveis em suas áreas.

Sabendo disso, algumas empresas desenvolvem programas de educação continuada, justamente para ajudar os seus funcionários a estarem constantemente atualizados sobre as tendências do mercado.

A educação continuada pode ter diferentes formatos, seja através de workshops, seminários, cursos online, à distância, de curto prazo, entre outros.

Educação continuada e Educação permanente

O conceito da educação continuada está entrelaçado às premissas da educação permanente, sendo esta focada na ideia da necessidade contínua de reinterpretações dos mais diferentes aspectos da vida da pessoa, seja o modo de pensar, compreender o mundo ao seu redor e etc.

A reflexão sobre a educação continuada e permanente nasceu a partir da observação das velozes transformações na sociedade, principalmente nos primeiros anos do século XX, “forçando” os indivíduos a permanecerem continuamente em estado de aprendizes.

Saiba mais sobre o significado da Educação.

Atualizado em