Significado de Estado ateu

O que é Estado ateu:

Estado ateu é um conceito de nação onde o governo (o Estado) não crê na existência de Deus e de nenhuma outra divindade ou entidade espiritual.

Existem muitas polêmicas envolvendo a correta definição do Estado ateu.

Alguns políticos sociais e membros de doutrinas religiosas dizem que o Estado ateu seria aquele que não permitiria a adoração ou a participação do cidadão em qualquer tipo de culto religioso. As igrejas e templos seriam proibidos e fechados, não havendo espaço para discussões sobre temas ligados à religião, seja qual for o tipo (católica, evangélica, espírita e etc).

Esta linha de pensamento acredita na definição do ateísmo baseado em moldes doutrinários, ou seja, como se fosse por si só um modelo de "religião". Uma doutrina que não acredita em divindades e impõe isso para o restante da população, de maneira ativa.

Estado ateu e Estado laico

Outra significação para o conceito de Estado ateu funcionaria como se este fosse semelhante ao Estado laico ou Estado agnóstico. Em outras palavras, o Estado ateu seria entendido apenas como uma negação das regras ou normas religiosas dentro do funcionamento das leis e normas da nação, ou seja, as doutrinas religiosas não poderiam interferir no funcionamento das leis da vida em sociedade.

Assim como no Estado laico, as religiões possuiriam o direito de exercer as suas práticas, mas sem a participação direta do governo.

A grande diferença entre o Estado ateu e o ​Estado laico está, respectivamente, na inexistência de Deus ou outra divindade espiritual e a liberdade de qualquer tipo de prática religiosa, baseada na imparcialidade do Estado.

Veja também:

Data de atualização: 12/08/2019.